Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta

Estudar na Alemanha e conquistar a cidadania está nos seus planos? Saiba como o tempo de estudos conta para adquirir a cidadania alemã.

Estudar na Alemanha e conquistar a cidadania está nos seus planos? Saiba como o tempo de estudos conta para adquirir a cidadania alemã.

Primeiramente, é importante ressaltar como a cidadania alemã oferece diversos benefícios, tanto em termos de direitos individuais quanto de oportunidades. Há diversas formas de um brasileiro conquistá-la. Sendo as mais conhecidas as por descendência (tendo um dos pais alemão), por casamento ou por naturalização.

Aliás, esta última consiste em conseguir a cidadania pelo tempo de vivência no país, que atualmente é de cinco anos. E, caso se trate de uma pessoa que concluiu graduação ou pós-graduação em universidade alemã, metade do prazo de estudos é contabilizado. A nova lei aprovada entra em vigor em maio ou junho de 2024.

E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira:

Como o tempo de estudos conta para a cidadania alemã

A naturalização na Alemanha envolve critérios específicos e o período de residência legal é um dos fatores mais relevantes.

Assim, é importante observar que o tempo de estudo por si só não é um critério direto para a naturalização. No entanto, se você estiver na Alemanha como estudante internacional, metade do tempo de residência durante seus estudos pode ser contabilizado para os requisitos de naturalização. Além disso, algumas autoridades locais podem oferecer créditos parciais para o tempo de residência durante os estudos, mas isso pode variar.

Os principais requisitos para a naturalização alemã incluem:

Período de Residência

Geralmente, é necessário residir legalmente na Alemanha por um determinado período de tempo antes de ser elegível para a naturalização. O tempo de residência exigido pode variar dependendo das circunstâncias, mas naturalmente é de cinco anos.

Integração e Proficiência no Idioma

Os candidatos à naturalização geralmente precisam comprovar proficiência no idioma alemão, bem como uma integração bem-sucedida na sociedade alemã. Isso pode incluir participação em cursos de integração e a aprovação em um teste de língua alemã.

Independência Financeira

É necessário demonstrar independência financeira durante o período de residência. Os candidatos devem provar que podem se sustentar financeiramente sem depender da assistência social.

Os candidatos devem ter uma atitude cívica positiva e um conhecimento básico dos princípios legais e sociais da Alemanha.

Quando é o momento ideal para um estudante solicitar a cidadania

Em princípio, um estrangeiro com visto de estudante ou de procura de emprego não pode solicitar a cidadania. No entanto, após o término dos estudos, ou se ainda estiver estudando na Alemanha, sim, desde que consiga um trabalho integral.

Além disso, a nova lei não muda o status da pessoa no país durante a aplicação para a cidadania. Por isso, durante todo o processo, é importante manter o visto de trabalho ativo.

Após a lei entrar em vigor, quem está estudando na Alemanha e desejar tirar a cidadania, deve se planejar para que, no momento em que completar cinco anos no país, solicite-a.

E, para isso, é importante montar um networking forte, trabalhar como estudante, conquistar estágio na área e ir mantendo contratos ativos de trabalho.

Relato sobre a cidadania alemã da Denise Carvalho, CEO da Germanics

Após mais de trinta anos trabalhando com comunicação e marketing cultural no Brasil, Denise foi para a Alemanha em 2016 fazer um mestrado em Patrimônio Cultural da Humanidade. Ficou por lá e fundou a Germanics, a primeira agência brasileira completamente focada em facilitar a ida de estudantes brasileiros para a Alemanha e outros países da Europa para cursar programas de graduação e mestrado ministrados em inglês.

Denise entrou com o processo por casamento em 2022 e, no fim do ano de 2023, conseguiu a sua cidadania.

Conte com a Germanics para estudar na Alemanha

Desde a escolha do curso, passando por cada documento que as instituições solicitam, incluindo o visto de estudante e a papelada para comprovar renda, nós te ajudamos em cada etapa detalhadamente para que você consiga focar 100% nos estudos e não tenha nenhuma dor de cabeça com contratempos burocráticos.

Dê este passo com quem entende. Para mais informações sobre como fazer graduação ou mestrado inglês na Alemanha, entre em contato.

Outras notícias

Veja mais
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas
30 de janeiro de 2024 4 dicas para pagar menos na pós-graduação na Europa
23 de janeiro de 2024 Mestrado na Alemanha: o que fazer para cursar
16 de janeiro de 2024 Como cursar Medicina em inglês na Alemanha
9 de janeiro de 2024 Graduação híbrida na Alemanha: o que é e como cursar
2 de janeiro de 2024 Como estudar na Alemanha em 2024
26 de dezembro de 2023 Os 6 Melhores destinos para acampamento de verão na Europa em 2024
19 de dezembro de 2023 Como fazer mestrado na Europa gastando menos
12 de dezembro de 2023 Ausbildung: o que é e qual a diferença para a graduação
5 de dezembro de 2023 Como comprovar renda para estudar na Europa
28 de novembro de 2023 Irlanda: outros destinos na Europa para brasileiros que estão no país
21 de novembro de 2023 Alemanha: do Ensino Médio (todos os tipos) para a graduação
14 de novembro de 2023 Estudar na Alemanha: conheça os vistos de reunião familiar!
6 de novembro de 2023 Alemanha: como comprovar renda para graduação, mestrado e MBA (2024)
31 de outubro de 2023 Mestrado na Europa: por que escolher a Espanha?

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.