Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha

Inicialmente, antes de abordar as vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha, é importante contextualizar a realidade do país no cenário mundial.  Para defini-lo é necessário abordar a sua rica história, economia robusta e cultura diversificada.

Além de ser a primeira economia da Europa, a Alemanha é multifacetada, combinando tradição e modernidade, história e inovação. Sua influência global abrange desde a contribuição para a cultura e a ciência até sua liderança no mundo.

Principais vantagens de fazer um curso intensivo de alemão na Alemanha

Um curso de alemão na Alemanha oferece uma série de vantagens que vão além da simples aprendizagem do idioma. E, no artigo de hoje, listamos algumas delas, confira: 

Imersão Linguística Completa

Estar cercado por falantes nativos permite a prática constante do idioma em situações cotidianas, acelerando a fluência. Além disso, aprender alemão enquanto se vive no país permite compreender melhor o uso coloquial e as nuances culturais do idioma.

Experiência Cultural

A imersão cultural ajuda a entender tradições, costumes e valores alemães, enriquecendo a experiência de aprendizado. E também, participar de eventos locais, festivais e atividades culturais oferece oportunidades adicionais para praticar o idioma e se integrar à comunidade.

Recursos Educacionais de Alta Qualidade

Cursos intensivos na Alemanha geralmente são ministrados por professores altamente qualificados e experientes no ensino do alemão como segunda língua. Ainda mais em cursos de curta duração, as escolas de idiomas na Alemanha utilizam métodos de ensino modernos e eficazes, focados na comunicação e na prática ativa do idioma.

Networking e Amizades Internacionais

Conhecer outros estudantes internacionais que também estão aprendendo alemão pode criar uma nova rede de apoio no país e novas amizades. E compartilhar a experiência de aprendizado com pessoas de diferentes culturas pode enriquecer ainda mais o processo.

Motivação e Foco

Estar em um curso intensivo na Alemanha cria um ambiente de aprendizado dedicado, onde o foco principal é o aprimoramento rápido do idioma. Por isso, investir tempo e recursos em um curso deste tipo aumenta a motivação e o comprometimento com o aprendizado.

Oportunidades de Carreira

Dominar o alemão pode abrir portas para oportunidades de emprego na Alemanha, que é uma das economias mais fortes da Europa. Além disso, o conhecimento do alemão pode ser um diferencial significativo no currículo, especialmente em empresas multinacionais e setores que valorizam habilidades linguísticas.

Acesso a Universidades Alemãs

Muitos programas de graduação e pós-graduação na Alemanha exigem proficiência em alemão, e um curso intensivo pode ajudar a cumprir esses requisitos. Cursos intensivos frequentemente preparam os estudantes também para exames de proficiência reconhecidos, como o TestDaF ou o DSH.

Experiência de Vida Única

Morar na Alemanha enquanto aprende o idioma é uma experiência de vida enriquecedora, oferecendo aventuras pessoais e profissionais. E, também, superar o desafio de aprender um novo idioma em um ambiente nativo aumenta a autoconfiança e a adaptabilidade.

Como se preparar para fazer um curso intensivo de alemão na Alemanha

Escolha a escola de idiomas

Seja aceito em uma das renomadas escolas de idiomas da Alemanha (e nisso a Germanics te ajuda), para iniciar sua jornada no país e fazer a sua matrícula.

Compre a passagem aérea

Apenas depois de ter sua matrícula confirmada, compre sua passagem aérea. Certifique-se de considerar as datas de início e término do curso.

Também é necessário ter um seguro saúde que cubra despesas médicas e hospitalares durante sua estadia na Alemanha. Este seguro pode ser adquirido através da própria escola de idiomas escolhida. 

Verifique requisitos de visto

Caso o seu curso de idiomas ultrapasse 90 dias, será necessário dar entrada no processo de visto de estudante na Alemanha.

Também será preciso comprovar renda anual no valor de € 11.904, seja em conta bloqueada exigida pelo governo alemão, por meio de um patrocinador residente no país, ou ainda, através de extratos bancários dos pais. Esse valor deve ser proporcional ao tempo que você estudará no país. Ou seja, se a sua estadia for de apenas seis meses, você terá que comprovar somente  € 5,952, metade do valor anual.

Descubra o país

É importante aproveitar a chance de explorar a Alemanha e a Europa para se envolver com sua cultura. Isso não só contribuirá para a aprendizagem do idioma, mas também enriquecerá sua experiência geral de vida.

Mudança na lei de imigração permite que estudante de curso de idiomas trabalhe

Inicialmente, a mais recente revisão na legislação de imigração da Alemanha, denominada Lei de Imigração Especializada, entrou em vigor em 1º de março de 2024, trazendo uma série de mudanças notáveis. Uma das alterações mais significativas é a ampliação do direito dos estudantes de cursos de idiomas de trabalhar até 20 horas por semana durante seus estudos. Essa mudança reflete o compromisso do país em atrair e reter talentos estrangeiros.

Além disso, essa política não se limita aos estudantes universitários; ela também se aplica a aqueles matriculados em cursos de idiomas, no mínimo semestrais, ou programas preparatórios de alemão acadêmico para o ensino superior, como o Studienkolleg. Essa flexibilidade não apenas oferece meios adicionais para garantir sua subsistência, mas também simplifica sua transição para o mercado de trabalho após a conclusão dos estudos.

Enfim, fazer um curso intensivo de alemão na Alemanha não apenas acelera a aprendizagem do idioma, mas também proporciona uma experiência cultural e pessoal profundamente enriquecedora. A imersão total no ambiente linguístico e cultural alemão, combinada com a qualidade dos recursos educacionais, torna essa opção extremamente vantajosa para quem deseja dominar o alemão e aproveitar ao máximo todas as oportunidades que essa habilidade pode oferecer.

Conte com a Germanics para fazer um curso intensivo de alemão na Alemanha

A Germanics é a parceira ideal para desburocratizar todos os processos para um intercâmbio de sucesso na Alemanha. Com nossa orientação especializada, podemos ajudá-lo a escolher um curso intensivo de alemão na Alemanha em uma das melhores escolas do país.
Entre em contato e comece a trilhar o caminho para uma educação de qualidade e uma carreira promissora na Alemanha agora mesmo.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.