Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa

cursar faculdade na Alemanha envolve um processo detalhado que varia em alguns aspectos dependendo do tipo de instituição. E esses fatores se modificam conforme o sistema de ensino, público ou privado. 

Primeiramente, é necessário enfatizar que cursar faculdade na Alemanha envolve um processo detalhado que varia em alguns aspectos dependendo do tipo de instituição. E esses fatores se modificam conforme o sistema de ensino, público ou privado. 

Por isso, o artigo de hoje desvenda os requisitos, o passo a passo e os custos, além das vantagens de estudar em inglês no país germânico.

Vantagens de fazer faculdade na Alemanha

A princípio, estudar na Alemanha oferece uma combinação única de educação de alta qualidade, custos acessíveis, excelente infraestrutura e uma rica experiência cultural. Estas vantagens tornam o país uma das principais escolhas para brasileiros que buscam uma educação superior de excelência.

Assim, estudar na Alemanha oferece diversos benefícios que atraem estudantes internacionais de todo o mundo. Aqui estão algumas das principais:

Qualidade de Ensino

As universidades alemãs são conhecidas pela excelência acadêmica e pesquisa inovadora. Várias instituições estão classificadas entre as melhores do mundo. Além disso, os professores e pesquisadores são altamente qualificados e frequentemente líderes em suas áreas.

Custo de Vida acessível

O custo de vida para estudantes na Alemanha é relativamente razoável, comparado a outros países europeus e norte americanos. Variando entre 1.000 a 1.400 euros por mês, dependendo da cidade, tipo de moradia e estilo de vida escolhido. Além disso, estudantes têm acesso a diversos descontos em transporte, eventos culturais, e serviços.

Oportunidades de Trabalho

A nova lei de imigração traz uma extensão do direito dos estudantes internacionais de cursos de idiomas e cursos preparatórios também trabalharem até 20 horas por semana durante seus estudos. Esse aumento significativo em relação ao limite anterior em que apenas estudantes universitários podiam trabalhar, reflete o compromisso da Alemanha em atrair e reter talentos estrangeiros.

Além do que, sua economia robusta com muitas empresas multinacionais oferece excelentes oportunidades de estágio e emprego após a graduação, incluindo o visto de 18 meses para busca de emprego.

Ambiente Multicultural

As universidades alemãs são bastante internacionalizadas, sendo frequentadas por estudantes de todo o mundo, promovendo um ambiente multicultural rico. Estudar na Alemanha, mesmo que em inglês, oferece a oportunidade de aprender ou melhorar o alemão, um idioma valioso no mercado de trabalho europeu e global.

Infraestrutura e Recursos para cursar faculdade na Alemanha

As instituições alemãs de ensino possuem excelente infraestrutura, bibliotecas bem equipadas e laboratórios modernos, além de outros recursos necessários para uma educação de qualidade. Com isso, os estudantes têm acesso às mais recentes tecnologias e inovações em suas áreas de estudo. E, o melhor, a Germanics é parceira das melhores universidades do país!

Segurança e Qualidade de Vida

A Alemanha é conhecida por ser um lugar seguro e politicamente estável, proporcionando um ambiente tranquilo para os estudos. Rica em cultura e história, o país oferece uma ampla gama de atividades culturais, museus, eventos e festivais.

Facilidade de Viagem

Localizada no coração da Europa, a Alemanha oferece acesso descomplicado a outros países europeus, facilitando viagens e a exploração do continente.

Diferenças entre os ensinos público e privado

Faculdade na Alemanha no sistema público

As universidades públicas gratuitas alemãs geralmente possuem requisitos específicos e processos complexos para a admissão de estrangeiros em seus programas de graduação. A maioria, cerca de 97% dos cursos, são ministrados em alemão e apenas 3% em inglês.

Entretanto, a boa notícia é que para concorrer a uma dessas poucas vagas em inglês há o Germanics Bachelor’s Placement. Uma assistência personalizada, detalhada e organizada por etapas, para ingressar no sistema de ensino público alemão.

Requisitos

A mentoria Germanics Bachelor’s Placement é destinada a estudantes brasileiros com proficiência em inglês que concluíram o ensino médio internacional no Brasil (IB) ou que cursaram pelo menos dois anos de faculdade no Brasil na área de interesse para os estudos na Alemanha.

Também é preciso ter nível C1 de proficiência em inglês e comprovar renda com conta bloqueada ou com alguma das outras comprovações aceitas, no valor de € 11.904, caso o aluno brasileiro não seja portador de um passaporte europeu.

Passo a passo

As etapas para fazer faculdade na Alemanha de graça por meio da mentoria consiste em diversas sessões individualizadas. Elas têm como tema desde a escolha do curso e instituição, passando pela conferência dos requisitos, esclarecimento sobre o processo de matrícula e demais trâmites burocráticos.

Uma vez que você receba uma resposta positiva, será apenas uma questão de tempo até comprar a passagem e se preparar para solicitar o visto ao chegar na Alemanha. Todo o processo é organizado e prático, garantindo que as etapas fluam conforme o planejado.

Custos para estudar na universidade pública e gratuita alemã

  • Taxa Administrativa Semestral: Entre 100 e 350 euros.
  • Custo de Vida: Aproximadamente 1.000 a 1.400 euros por mês (inclui aluguel, alimentação, transporte e despesas pessoais).
  • Seguro Saúde: Cerca de 80 a 160 euros por mês.

Faculdade na Alemanha no sistema privado

Requisitos

Qualquer aluno com o ensino médio regular completo realizado no Brasil e com o nível B2 de inglês pode ingressar na universidade privada alemã.

É possível viver e estudar na Alemanha sem falar alemão, especialmente em grandes cidades como Munique, Berlim e Frankfurt. Uma vez aqui, você descobrirá que pode aprender a língua local no dia a dia, enriquecendo ainda mais sua experiência.

Caso o aluno brasileiro não tenha nacionalidade europeia, será necessário comprovar renda por meio de conta bloqueada no valor de € 11.904. Algumas cidades alemãs como Berlim e Hamburgo também aceitam que o aluno comprove renda através de um patrocinador residente na Alemanha, ou ainda, apresentando os extratos bancários dos pais.

Passo a passo

As etapas para fazer faculdade privada, em inglês, com a Germanics abrangem desde a escolha do curso e da instituição até cada um dos passos detalhadamente. Desde a verificação dos requisitos, o processo de aplicação, entrevista e confecção da carta de motivação.

Além disso, é possível aplicar para algumas das excepcionais bolsas de até 50% de desconto nas melhores universidades do país.

Assim, uma vez que você receba uma resposta positiva, será apenas uma questão de tempo até comprar a passagem e se preparar para solicitar o visto ao chegar na Alemanha. 

Custos

  • Mensalidades: Variam entre 6.000 e 20.000 euros anuais, dependendo da instituição e do curso.
  • Custo de Vida: Aproximadamente 1.000 a 1.400 euros por mês.
  • Seguro Saúde: Cerca de 80 a 160 euros por mês.

Conte com a Germanics e saiba como fazer faculdade na Alemanha 

Como uma empresa especializada em intercâmbio educacional, focada em cursos de idiomas, graduação e pós-graduação, a Germanics oferece suporte para aqueles que desejam estudar na Alemanha.

Enfim, nossa equipe auxilia na seleção do curso adequado, na organização de todos os documentos necessários para a matrícula e até mesmo na busca por oportunidades de bolsas de estudo.

Não perca tempo! Entre em contato conosco e transforme seu sonho de estudar na Alemanha em realidade ainda este ano.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.