Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha

Inicialmente temos que enfatizar como a Alemanha tem sido um destino popular para profissionais em busca de oportunidades de emprego – Arbeitsplatzsuche – e crescimento profissional. Com uma economia robusta e um mercado de trabalho diversificado, o país atrai talentos de todo o mundo. No entanto, para trabalhar legalmente na Alemanha, os estrangeiros precisam obter um visto que dê direito a buscar emprego ou trabalhar. 

Por isso que os últimos índices confirmam este movimento. De acordo com dados recentes, nos primeiros nove meses de 2023, quase 1500 profissionais brasileiros escolheram a Alemanha como sua nova casa, imigrando com vistos de trabalhadores qualificados.

Assim, neste artigo, vamos explorar o que é o visto de emprego na Alemanha, quando é necessário e como você pode garantir o seu visto para busca de emprego bem-sucedido. 

O que é o visto de emprego na Alemanha?

A princípio, o visto de emprego na Alemanha, conhecido como “Arbeitsvisum”, é um documento que permite que estrangeiros trabalhem legalmente no país. Este visto é emitido para indivíduos que já têm uma oferta de emprego na Alemanha ou estão procurando uma oportunidade de emprego no país. Existem diferentes tipos de vistos de emprego, dependendo da situação do requerente e da natureza do emprego.

Quando é necessário um visto de busca emprego Arbeitsplatzsuche

Oferta de Emprego Prévia: Se você recebeu uma oferta de emprego de uma empresa alemã, geralmente é necessário obter um visto de emprego antes de começar a trabalhar. Este visto garante que você tem permissão legal para exercer atividades remuneradas no país.

Busca de Emprego: Para estrangeiros que desejam procurar emprego na Alemanha, é necessário obter um visto de busca de emprego, também conhecido como “Arbeitsplatzsuche Visum”. Este visto permite que você permaneça na Alemanha por um período limitado para procurar emprego.

Estudantes que Buscam Emprego: Estudantes estrangeiros que concluíram seus estudos na Alemanha e desejam permanecer no país para procurar emprego também precisam de um visto de busca de emprego.

Como obter um visto de emprego na Alemanha?

Requisitos de Documentação: Para solicitar um visto de emprego na Alemanha, você precisará fornecer documentos como passaporte válido, carta de oferta de emprego de uma empresa alemã, comprovante de qualificações profissionais, comprovante de seguro saúde e outros documentos que possam ser exigidos com base na sua situação específica.

Processo de Solicitação: No Brasil, você precisará agendar uma entrevista no consulado ou embaixada da Alemanha e preencher um formulário de solicitação. Durante a entrevista, você deverá apresentar todos os documentos necessários e pagar as taxas de visto.

Tempo de Processamento: O tempo de processamento para um visto de emprego na Alemanha pode variar, mas geralmente leva algumas semanas. É aconselhável iniciar o processo de solicitação com antecedência suficiente para evitar atrasos.

Dicas para uma “Arbeitsplatzsuche” (Busca de Emprego) Bem-Sucedida na Alemanha

Pesquise o Mercado de Trabalho antes da Arbeitsplatzsuche

Antes de começar sua busca de emprego – Arbeitsplatzsuche – na Alemanha, é importante pesquisar o mercado de trabalho para entender as demandas e as oportunidades disponíveis em sua área de interesse.

Aprenda o Idioma

Embora muitas empresas na Alemanha exijam somente a proficiência em inglês, é recomendável aprender o alemão básico para aumentar suas chances de sucesso na busca de emprego e para facilitar a integração na vida cotidiana.

Adapte seu Currículo e Carta de Apresentação

Certifique-se de adaptar seu currículo e carta de apresentação para o mercado de trabalho alemão, destacando suas habilidades e experiências relevantes para as posições às quais está se candidatando.

Faça Networking

O networking é fundamental na Alemanha. Participe de eventos profissionais, feiras de emprego e grupos de networking para conhecer pessoas influentes na sua área e aumentar suas chances de conseguir uma oferta de emprego.

Seja Paciente e Persistente

Encontrar um emprego na Alemanha pode levar tempo, portanto, seja paciente e persistente em sua busca. Mantenha-se atualizado com as oportunidades disponíveis e continue se candidatando até encontrar a oportunidade certa.

Germanics: sua parceira na Alemanha

A Alemanha, com sua economia em expansão e padrão de vida elevado, é uma opção extraordinária para trabalhar. No entanto, se você está tendo dificuldade para uma busca de emprego – Arbeitsplatzsuche – bem-sucedida, uma pós-graduação facilita a entrada no mercado de trabalho do país germânico. Enquanto você aprimora a sua carreira acadêmica, o processo de networking se torna mais fácil.

Confira o depoimento da aluna Germanics Juliana Zanona que cursou o mestrado com a nossa assessoria:

“Eu fiz o mestrado em International Business Management de 1 ano e meio, em Berlim, e já estou trabalhando como gerente na SumUp. Minha percepção depois de formada é a de que um mestrado aqui na Alemanha abre muitas portas, este já é meu terceiro trabalho no país”.

Independentemente do que você escolher estudar na Alemanha, MBA ou mestrado, a Germanics é a parceira ideal para desburocratizar esse processo. Com nossa orientação especializada, podemos ajudá-lo a escolher o curso certo, auxiliar na papelada e até mesmo ajudá-lo a obter bolsas de estudo em universidades privadas parceiras.

Não perca a chance de aprimorar seus estudos e construir uma carreira de sucesso. Entre em contato conosco e comece a trilhar o caminho para uma educação de qualidade e uma carreira promissora na Alemanha.

Outras notícias

Veja mais
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas
30 de janeiro de 2024 4 dicas para pagar menos na pós-graduação na Europa
23 de janeiro de 2024 Mestrado na Alemanha: o que fazer para cursar
16 de janeiro de 2024 Como cursar Medicina em inglês na Alemanha
9 de janeiro de 2024 Graduação híbrida na Alemanha: o que é e como cursar
2 de janeiro de 2024 Como estudar na Alemanha em 2024
26 de dezembro de 2023 Os 6 Melhores destinos para acampamento de verão na Europa em 2024
19 de dezembro de 2023 Como fazer mestrado na Europa gastando menos
12 de dezembro de 2023 Ausbildung: o que é e qual a diferença para a graduação
5 de dezembro de 2023 Como comprovar renda para estudar na Europa
28 de novembro de 2023 Irlanda: outros destinos na Europa para brasileiros que estão no país
21 de novembro de 2023 Alemanha: do Ensino Médio (todos os tipos) para a graduação
14 de novembro de 2023 Estudar na Alemanha: conheça os vistos de reunião familiar!
6 de novembro de 2023 Alemanha: como comprovar renda para graduação, mestrado e MBA (2024)
31 de outubro de 2023 Mestrado na Europa: por que escolher a Espanha?

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.