20 de dezembro de 2021
Se você está planejando fazer um intercâmbio acadêmico fora do Brasil, provavelmente já se perguntou qual deve ser o nível de proficiência em inglês para se candidatar para uma vaga de graduação ou mestrado em uma universidade.
Todos os anos as universidades alemãs recebem milhares de estudantes internacionais para programas acadêmicos. Grande parte dos cursos nas instituições privadas são ministrados em inglês, o que é uma grande vantagem para os alunos brasileiros que desejam estudar na Alemanha e já têm conhecimento do idioma.
Essas instituições também oferecem bolsas de estudo para os mais diversos cursos de graduação e mestrado, e a comprovação do seu nível de inglês está entre um dos principais requisitos.
Ao se candidatar para um curso superior em inglês, entende-se que seu nível de proficiência seja suficiente para que você participe das aulas e outras atividades exigidas pelos cursos.
Muitas universidades germânicas usam os termos definidos pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), para orientar os candidatos com relação ao nível de inglês exigido. A escala tem 6 níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, sendo A1 o nível mais baixo e C2 o nível máximo que se pode alcançar.
Para alunos internacionais, geralmente o nível de proficiência exigido pelas instituições fica entre o intermediário superior (B2), e o avançado (C1).
O nível de proficiência exigido pode variar conforme o programa escolhido. Por isso, é sempre importante verificar quais os pré-requisitos de proficiência exigidos pela universidade para a qual você vai se candidatar.
Pesquise os requisitos específicos da universidade que escolher e se prepare para alcançar o nível necessário para sua candidatura.
Existem materiais preparatórios que você pode comprar, incluindo aplicativos e apostilas. Além disso, você também pode encontrar muitos materiais e cursos gratuitos online para se preparar, como os webinars TOEFL Talks.
Entre em contato com a gente para saber mais sobre as bolsas acadêmicas ofertadas pelas nossas universidades parceiras.
Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels