4 dicas para pagar menos na pós-graduação na Europa

Se você está planejando estudar no exterior e deseja economizar, as quatro dicas para pagar menos na pós-graduação na Europa são para você.
Imagem de creativeart no Freepik

Primeiramente, se você está planejando estudar no exterior e deseja economizar, as quatro dicas para pagar menos na pós-graduação na Europa são para você. Afinal, quem não quer dar um upgrade na carreira sem se endividar para isso? Ainda mais que estamos falando de um curso internacional que irá chancelar a sua formação e elevá-la a altos níveis de excelência.

Assim, podemos dizer que a Europa é um destino popular para estudantes internacionais que desejam cursar pós-graduação. O continente oferece uma educação de ponta acessível. No entanto, ainda é importante planejar e economizar para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência, sem comprometer as suas finanças.

Mas, antes de falarmos sobre as dicas para economizar, vamos entender quais são os benefícios em fazer uma pós-graduação no exterior?

Benefícios de fazer pós-graduação

É inegável que cursar uma pós-graduação por si só traz inúmeras vantagens, inclusive pessoais, indo além do profissional. Tais como aprimorar o pensamento crítico, ampliar a rede de contatos, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a realização pessoal.

No entanto, existem benefícios profissionais que incrementam a carreira, tais como:

Tornar-se especialista na área

A pós-graduação é uma imersão mais profunda em alguma temática que acabou sendo abordada superficialmente durante a graduação, em que se adquire uma formação mais generalista. Na pós, há um hiperfoco num tema específico, esgotando as teorias, as experiências práticas e metodologias.

Tornar-se um especialista permite que você mergulhe no assunto que tem afinidade e amplia a possibilidade de colocar o conhecimento em prática.

Maior remuneração

O investimento numa maior qualificação se reflete em aumentos salariais para a maioria dos profissionais. Pesquisa do IBGE 2023 revela que pessoas com especialização, mestrado ou doutorado chegam a ganhar de 150 a 200% acima daqueles que possuem apenas graduação.

Além disso, de acordo com o site Vagas.com, 70% das vagas que exigem mais senioridade ou são de cargos de liderança exigem pós-graduação.

Aumento do networking

Ao cursar uma pós-graduação, você amplia a sua rede de contatos ao se relacionar com professores, outros profissionais da mesma área de atuação que a sua, além de conhecer palestrantes, autores de livros e de estudos, casos de sucesso e eventos da área.

Agora, imagine como essas vantagens se multiplicam, sendo a pós-graduação cursada no exterior, mais especificamente na Europa. Outros benefícios podem ser destacados:

Aumento das habilidades linguísticas

Por mais que você domine o idioma, cursar uma pós-graduação em língua estrangeira eleva o conhecimento, amplia o vocabulário, incluindo termos técnicos e específicos. Além disso, permite que você pratique o uso do idioma em situações diferentes como estudos, pesquisas de campo e apresentações acadêmicas.

Internacionalização do currículo

Empresas multinacionais buscam os melhores talentos ao redor do mundo. Com uma pós-graduação europeia, seu currículo ganha força internacional, demonstrando que o profissional possui habilidades que só podem ser adquiridas por meio de experiências no exterior.

Ampliação de habilidades sociais

Estudar em um país estrangeiro aumenta as habilidades de resiliência e adaptação, soft skills super valorizadas pelo mercado de trabalho.

Além disso, a expansão de horizontes, exposição a diferentes culturas e a capacidade de se adaptar a situações inesperadas são valorizadas por empresas, principalmente multinacionais, que consideram estes profissionais aptos para enfrentarem os desafios globais.

Enfim, agora que você já sabe as vantagens de cursar uma pós-graduação no exterior, confira 4 dicas sobre como pagar menos na pós-graduação na Europa:

Planeje-se com antecedência

Quanto antes você começar o seu planejamento, mais tempo você terá para fazer escolhas com melhor custo-benefício. Além disso, também é possível conquistar bolsas de estudo maiores quando o prazo é mais longo.

Alguns países oferecem pós-graduação gratuita, inclusive, como o caso da Alemanha, que disponibiliza mestrados acadêmicos, em inglês, praticamente gratuitos aos alunos aprovados – são cobradas somente taxas administrativas simbólicas.

Conquiste bolsas de estudos

Falando em bolsas de estudos, muitas instituições europeias oferecem bolsas para estudantes internacionais. Essas bolsas podem cobrir as mensalidades, as taxas administrativas, o custo de vida ou uma combinação desses itens.

Os programas de bolsa de estudo estão disponíveis na maioria dos países até mesmo como forma de favorecer o intercâmbio multicultural.

Assim, atente-se aos prazos e requisitos e candidate-se àquelas que mais tenham a ver com o seu perfil.

Além disso, durante o processo de candidatura é possível acessar descontos por matrícula e pagamento antecipado.

Trabalhe e estude

Muitos países europeus permitem que o estudante trabalhe algumas horas por semana. É importante conferir as regras de trabalho do país escolhido para os estudos a fim de não infringir nenhuma lei. Afinal, trabalhar em meio período pode expandir as habilidades sociais e linguísticas, além de ajudar a complementar a renda para custear as despesas essenciais e diminuir a necessidade de empréstimos.

Nações como Holanda, Alemanha, Irlanda e Espanha não só permitem, como incentivam que estudantes dediquem parte da jornada diária a uma atividade remunerada.

Escolha países com custo de vida menor

Procure se informar sobre os requisitos para comprovação de renda no país e, mesmo que você se encaixe, priorize os lugares (cidades ou países) com custo de vida mais baixo. Pesquise custo médio de moradia, transporte, alimentação antes de decidir o destino.

Na Europa, existem várias maneiras de economizar dinheiro com o custo de vida, como morar em uma república estudantil, cozinhar em casa e usar o transporte público, por exemplo.

Conte com a Germanics para pagar menos na pós-graduação na Europa

Agora que você já sabe os benefícios de fazer uma pós-graduação na Europa, conte com a assessoria da Germanics para te ajudar a escolher o país e o curso que mais têm a ver com o seu perfil e o objetivo que você almeja para a sua carreira. Temos um portfólio amplo de instituições parceiras em 9 países do continente: Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça, Irlanda, Malta, França, Itália e Polônia. 

Para mais informações sobre como estudar na Europa e transformar seus sonhos em realidade, entre em contato com a Germanics.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.