Como fazer graduação na Alemanha: o que saber

Para quem vai concluir o ensino médio, ou acabou de terminar, o curso superior é o próximo passo na educação. Mas, além de adquirir conhecimento técnico, é importante cultivar vivências, aprender sobre o mundo e cultura de outros lugares. Nesse contexto, muitos escolhem estudar em uma universidade de outro país. Por isso, fazer uma graduação na Alemanha é sonho de muitos estudantes.

A graduação na Alemanha é uma das opções mais populares para quem busca intercâmbio e formação internacional, principalmente pela acessibilidade e valorização do ensino. Mas, quando falamos em mudar de país, mesmo que temporariamente, é normal ter algumas dúvidas. Mas estamos aqui para mostrar que, sim, você pode estudar na Alemanha. Basta ter a orientação certa.

Acompanhe e veja o que você mais precisa saber para conseguir a sua graduação na Alemanha.

Eu preciso falar alemão fluente para fazer graduação na Alemanha?

Não necessariamente. Falar a língua do país é sempre mais fácil, mas o número de pessoas que falam inglês fluente na Alemanha é bem alto. Além disso, universidades particulares têm bacharelados e mestrados ministrados integralmente em inglês. Se você tem inglês fluente, já pode acompanhar todas as aulas nas instituições particulares. Agora, se você tem alemão fluente, pode também cursar uma graduação nas universidades públicas.

Claro que nada impede de começar a aprender alemão. Você pode fazer um curso, como os nossos preparatórios da Germanics.

Posso ir se tiver só o ensino médio regular?

A forma mais fácil de conseguir o intercâmbio para fazer graduação na Alemanha é ter um diploma IB, que é certificado para escolas internacionais, ou ter feito uma escola contando com o Abitur, que é o equivalente ao Enem na Alemanha.

Mas sim, qualquer pessoa pode fazer graduação na Alemanha com ensino médio completo. Só terá que cumprir alguns passos antes.

O diploma do ensino médio regular não é suficiente para aprovação nas universidades públicas da Alemanha. Antes, você precisa completar o Studienkolleg, um ano complementar de ensino médio que prepara para cursar as universidades alemãs. Mas para as universidades privadas, o seu ensino médio brasileiro é suficiente para entrar diretamente, sem qualquer curso adicional ou teste.

É melhor fazer a universidade pública ou privada na Alemanha?

Essa escolha vai depender do curso que você busca e das suas limitações. Já mencionamos que, para entrar na universidade pública, você deve falar alemão e ter um diploma do ensino médio válido no país ou internacionalmente. Também, há a questão da língua. Se você só sabe inglês, a universidade particular talvez seja o melhor destino. Ou, ainda, você pode aprender alemão antes de iniciar o Studienkolleg.

É muito caro estudar na Alemanha?

Ainda que a universidade alemã pública seja gratuita para qualquer pessoa do mundo, estudar custa dinheiro, isso é fato. Quando falamos em um intercâmbio para cursar a faculdade, a Alemanha também é um dos destinos mais em conta entre os países com uso da língua inglesa como segundo idioma.

Primeiro, o custo de vida nas grandes cidades alemãs é bem baixo para um estudante. Segundo, temos a graduação pública e gratuita. E terceiro, o custo das universidades privadas alemãs também é menor em comparação com outros países, como o Canadá, Estados Unidos, Austrália e Irlanda.

Então, se você vai concluir ou já terminou o ensino médio e quer fazer a sua graduação na Alemanha, basta se planejar. Seja aprendendo o idioma, seja ao escolher a melhor instituição para se matricular.

Nós, da Germanics, estamos aqui para apoiar você nessa jornada. Tire toda as suas dúvidas em nossa página Venha estudar na Alemanha!

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.