10 de junho de 2022
Uma das dúvidas que chegam sempre à Germanics é sobre o tempo que um brasileiro pode permanecer na Alemanha depois de terminar seu curso em uma universidade alemã.
Primeiramente, é importante lembrar do visto que é concedido ao estudante estrangeiro que chega à Alemanha. Esse visto, que deve ser pedido nos três primeiros meses de estudos na universidade, tem validade durante todo o curso.
Após terminar o curso na universidade, o estrangeiro que quiser continuar no país deverá pedir uma autorização para procurar emprego em sua área de formação.
Com essa autorização, é possível permanecer no país por mais 18 meses. Para isso, o estrangeiro deve demonstrar que tem condições financeiras para se manter nesse período. A ideia é permitir que o estudante que se formou integre o mercado de trabalho, apoiando a economia e a sociedade da Alemanha.
A principal orientação para você se manter na Alemanha é buscar um trabalho que esteja de acordo com as habilidades do curso universitário. Assim, você poderá atender as exigências do cargo com facilidade.
Você poderá obter um novo visto que inclui a permissão para trabalhar na Alemanha se demonstrar que cumpriu essa regra.
Para isso, você vai precisar da autorização da Agência Federal de Emprego (Bundesagentur für Arbeit). Esse novo visto poderá ser solicitado assim que você for aprovado como trabalhador qualificado na sua área de atuação.
Ao fim dos 18 meses após o término do curso na universidade, você não poderá permanecer na Alemanha se não tiver um emprego na sua área de formação.
No entanto, considerando a alta demanda do mercado alemão, são poucas as chances de um estudante dedicado ficar sem emprego após concluir uma boa formação universitária no país.
Depois de permanecer na Alemanha de forma legal por cinco anos, você poderá solicitar o visto permanente. Para isso, é preciso comprovar que domina o idioma alemão, entre outros requisitos.
Esse conteúdo é uma pequena amostra do serviço de consultoria educacional da Germanics. Agende seu horário para conversar com a Germanics, a primeira agência de intercâmbio brasileira 100% focada na Alemanha.