7 dicas para quem vai aplicar às universidades da Alemanha

Inicialmente, precisamos falar sobre como hoje é bem mais fácil aplicar às universidades da Alemanha, tanto que muitos brasileiros vêm descobrindo o país como destino para intercâmbio. Entre as vantagens, o visto pode ser tirado após a sua chegada e, dependendo da universidade, o curso pode ser ministrado totalmente em inglês. Mesmo quem não fala alemão pode seguir esse caminho.

Por isso, no post de hoje, vou trazer 7 dicas para quem vai se candidatar para um bacharelado ou mestrado em uma faculdade aqui na Alemanha. Continue a leitura!

1. Organize-se para fazer a comprovação de condição financeira

A princípio, para aplicar às universidades da Alemanha, o estudante internacional comprovar que tem condições financeiras de se manter. É possível fazer isso comprovando também a renda dos pais, o que indica que eles podem ajudar a sustentar você.

Além disso, o principal caminho é a chamada conta bloqueada, uma conta bancária que tenha o valor acumulado exigido para você conseguir se manter por aqui. A renda mínima estipulada é de 11.208 euros por ano, mas ela pode ser reajustada de tempos em tempos.

2. Traduza para o inglês os documentos escolares

Em seguida, você precisará da tradução dos seus documentos escolares (Ensino Médio e Bacharelado). Faça a tradução juramentada. Esse documento traduzido valerá para sempre. Faça isso com antecedência.

3. Faça um exame de proficiência

Antes de mais nada, as graduações, em 95% das universidades públicas alemãs, são ministradas em alemão. Então, não podemos esquecer que, para poder cursar um bacharelado em universidade pública na Alemanha, você precisa dominar a língua do seu curso. Afinal, todas as aulas nessas instituições são em alemão.

Entretanto existem várias universidades privadas onde todo o curso é ministrado em inglês.

Assim, independentemente da sua preferência, você precisa de um documento que comprove o seu nível de proficiência e fluência na língua indicada como obrigatória. Ou seja, ao menos, o nível B1 de inglês será necessário. A maioria das universidades privadas alemãs pedem Duolingo, IELTS, Cambridge ou TOEFL.

Mas atenção: esse processo também deve ser feito com antecedência e, é preciso sempre conferir com a faculdade escolhida qual o teste exigido e a pontuação requerida.

4. Mantenha a documentação sempre organizada

Essa pode ser uma fase desafiadora no planejamento do seu intercâmbio. Ter todos os documentos organizados na hora de fazer a aplicação é tão importante quanto ter boas notas e juntar dinheiro.

Afinal, se algo não estiver dentro do esperado, você pode ter que esperar um bom tempo para conseguir a sua entrada na faculdade no exterior.

Os principais itens para se candidatar a uma graduação ou mestrado na Alemanha são:

  • cópia do passaporte (página com dados e foto);
  • foto escaneada;
  • currículo em inglês;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do curso do Ensino Médio – cópia original e tradução juramentada para o inglês;
  • histórico escolar e diploma da universidade – cópia original e tradução juramentada para o inglês;
  • carta de motivação;
  • entre outros.

5. Atente-se à validade do seu passaporte

O passaporte é documento obrigatório na hora de aplicar à universidade da Alemanha. Minha dica é que você apresente um passaporte válido por, pelo menos, toda a duração do seu curso. Isso vai ajudar muito na hora de fazer o seu visto.

6. Verifique se o seu ensino médio tem equivalência alemã

Essa é uma exigência para a maioria dos que querem se candidatar a uma graduação em universidade pública alemã. Existem algumas opções para você vir estudar na Alemanha com o seu diploma do ensino médio.

A primeira boa notícia é que temos universidades particulares com cursos ministrados em inglês que aceitam o diploma de ensino médio regular do Brasil, sem qualquer curso adicional ou teste. Mas, no caso de sua graduação na Alemanha exigir a equivalência, é possível fazer isso com o diploma IB, proporcionado por escolas internacionais.

Além disso, você pode fazer uma escola alemã no Brasil que forneça o Abitur, um certificado equivalente ao Enem brasileiro para estudar na Alemanha. Outro caminho é fazer o Studienkolleg, que é como um ensino médio suplementar que dura 1 ano. Após concluído, você terá um diploma equivalente ao ensino médio na Alemanha.

7. Conte com a consultoria Germanics

Em todo o processo, conte com a consultoria Germanics, desde a hora de escolher a universidade certa para você até o ato da matrícula. Damos toda a assistência para nossos alunos, orientando nessa jornada.

Você conseguirá realizar o sonho de estudar em uma universidade da Alemanha já sabendo o caminho certo, o que vai trazer segurança e tranquilidade ao desembarcar em terras alemãs.

Saber como aplicar às universidades da Alemanha é essencial em sua trajetória até o intercâmbio. Entre em contato e saiba os próximos passos!

Outras notícias

Veja mais
17 de dezembro de 2024 Como estudar e viver em Berlim guia passo a passo
10 de dezembro de 2024 Contrato de trabalho de curto prazo na Alemanha: o que brasileiros precisam saber
19 de novembro de 2024 Principais cursos de Marketing na Alemanha
5 de novembro de 2024 O impacto da economia alemã na escolha da carreira
29 de outubro de 2024 Mitos e verdades sobre estudar na Alemanha
22 de outubro de 2024 Intercâmbio e desenvolvimento de soft skills
15 de outubro de 2024 Diferenças entre Graduação na Alemanha e no Brasil
8 de outubro de 2024 Perspectivas de emprego após Graduação ou Mestrado na Alemanha
1 de outubro de 2024 Intercâmbio Virtual: como funciona, vantagens e desvantagens
24 de setembro de 2024 Mestrado com bolsa na Alemanha: como conquistar e se destacar no mercado
17 de setembro de 2024 Acampamentos de Inverno na Suíça: uma experiência inesquecível
10 de setembro de 2024 Como estudar de graça na Espanha: guia completo para brasileiros
3 de setembro de 2024 Reajuste no valor de comprovação de renda: saiba como estudar na Alemanha
27 de agosto de 2024 Faculdade para brasileiros na Alemanha: tipos e benefícios
20 de agosto de 2024 Intercâmbio em Malta: por onde começar
13 de agosto de 2024 Studienkolleg: o que é, quem pode cursar e seus tipos
6 de agosto de 2024 Intercâmbio de férias na Alemanha: quais os seus benefícios
30 de julho de 2024 Enfermagem na Alemanha: como cursar
23 de julho de 2024 Onde estudar tecnologia na Alemanha
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.