Posso fazer graduação gratuita na Alemanha?

As perguntas que recebo com mais frequência aqui na Germanics são relacionadas à graduação gratuita nas universidades públicas na Alemanha. Mas afinal, como estudante brasileiro, você pode ou não cursar um bacharelado gratuito na Alemanha após terminar o ensino médio no Brasil? A resposta é sim, mas tem alguns detalhes que quero te explicar neste artigo. Vem comigo.

Um fato que quase ninguém sabe, e que é maravilhoso, é que a universidade pública alemã é extensiva a qualquer cidadão do mundo que cumpra com os requisitos exigidos pelo sistema educacional. Sim, ela é quase de graça. Isso porque existe uma pequena taxa semestral que varia de 180 € a 300 €. A taxa engloba o uso do semestre público que custaria o dobro do valor caso você não fosse estudante.

No entanto, como já comentei, para conseguir uma vaga na graduação gratuita na Alemanha, você terá que cumprir alguns requisitos.

Requisitos para se candidatar à graduação gratuita

O primeiro deles é dominar o idioma alemão. Diferentemente dos milhares de mestrados e doutorados em inglês ofertados no país, 97% dos cursos de graduação nas universidades públicas na Alemanha são ministrados no idioma local. Assim, as graduações em inglês são bastante restritas. Então, se você quer fazer sua graduação na universidade pública, tenha em mente que precisará ter um bom nível de alemão para se candidatar.

Ainda em relação ao idioma, existe um visto específico para estudantes que vêm estudar alemão para se preparar para o ingresso nas universidades públicas. Nesse caso, não existe atalho: o aluno precisará atingir o nível de alemão necessário antes de se candidatar à universidade. Normalmente é exigido o nível C1, mas algumas universidades permitem que o aluno se candidate com o certificado do B1 ou B2 e atinja o C1 no primeiro ano de curso.

Outro requisito é cursar o ano adicional do ensino médio alemão, o Studienkolleg. Na Alemanha, o ensino médio tem duração de 13 anos, um ano a mais no Brasil. Por isso, o aluno que se forma no ensino médio regular no Brasil tem que fazer o Studienkolleg para equiparar essa diferença.

Como se preparar?

Mas, como você pode se preparar para conseguir a sua vaga de graduação nas quase trezentas universidades públicas alemãs? As opções são:

  • Cursar o ensino médio em uma escola que ofereça o equivalente ao Abitur, a versão alemã do ENEM. No Brasil, existem quase cinquenta escolas internacionais que oferecem um diploma IB (International Baccalaureate), amplamente aceito na Alemanha. Essas escolas normalmente oferecem aulas em inglês, mas também existem algumas em outros idiomas. Além disso, também existe a possibilidade de cursar o ensino médio em uma escola alemã no Brasil, que diploma o aluno diretamente com o Abitur.
  • Terminar o ensino médio regular no Brasil e cursar o Studienkolleg na Alemanha, pela razão já mencionada.
  • Cursar pelo menos dois anos de graduação no Brasil e pedir transferência para uma instituição de ensino alemã. Nesse caso, você precisará que a média de suas notas esteja acima de 70%. Além disso, provavelmente as disciplinas cursadas no Brasil não serão aproveitadas na nova graduação.

Como a Germanics pode lhe ajudar

A boa notícia é que a Germanics oferece cursos de alemão acadêmico específicos para quem quer trilhar esse caminho. Os programas duram aproximadamente um ano. Ao final do curso, a instituição parceira encaminha o aluno para a prova de proficiência em alemão e o inscreve em até seis programas universitários de graduação gratuitos.

Quer mais informações sobre como podemos lhe ajudar a fazer graduação gratuita na Alemanha? Entre em contato com a gente por aqui ou pelo WhatsApp e podemos conversar sobre as alternativas que existem para você 😉

 

 

 

Photo by Element5 Digital on Unsplash

Outras notícias

Veja mais
17 de dezembro de 2024 Como estudar e viver em Berlim guia passo a passo
10 de dezembro de 2024 Contrato de trabalho de curto prazo na Alemanha: o que brasileiros precisam saber
19 de novembro de 2024 Principais cursos de Marketing na Alemanha
5 de novembro de 2024 O impacto da economia alemã na escolha da carreira
29 de outubro de 2024 Mitos e verdades sobre estudar na Alemanha
22 de outubro de 2024 Intercâmbio e desenvolvimento de soft skills
15 de outubro de 2024 Diferenças entre Graduação na Alemanha e no Brasil
8 de outubro de 2024 Perspectivas de emprego após Graduação ou Mestrado na Alemanha
1 de outubro de 2024 Intercâmbio Virtual: como funciona, vantagens e desvantagens
24 de setembro de 2024 Mestrado com bolsa na Alemanha: como conquistar e se destacar no mercado
17 de setembro de 2024 Acampamentos de Inverno na Suíça: uma experiência inesquecível
10 de setembro de 2024 Como estudar de graça na Espanha: guia completo para brasileiros
3 de setembro de 2024 Reajuste no valor de comprovação de renda: saiba como estudar na Alemanha
27 de agosto de 2024 Faculdade para brasileiros na Alemanha: tipos e benefícios
20 de agosto de 2024 Intercâmbio em Malta: por onde começar
13 de agosto de 2024 Studienkolleg: o que é, quem pode cursar e seus tipos
6 de agosto de 2024 Intercâmbio de férias na Alemanha: quais os seus benefícios
30 de julho de 2024 Enfermagem na Alemanha: como cursar
23 de julho de 2024 Onde estudar tecnologia na Alemanha
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.