15 de março de 2022
As perguntas que recebo com mais frequência aqui na Germanics são relacionadas à graduação gratuita nas universidades públicas na Alemanha. Mas afinal, como estudante brasileiro, você pode ou não cursar um bacharelado gratuito na Alemanha após terminar o ensino médio no Brasil? A resposta é sim, mas tem alguns detalhes que quero te explicar neste artigo. Vem comigo.
Um fato que quase ninguém sabe, e que é maravilhoso, é que a universidade pública alemã é extensiva a qualquer cidadão do mundo que cumpra com os requisitos exigidos pelo sistema educacional. Sim, ela é quase de graça. Isso porque existe uma pequena taxa semestral que varia de 180 € a 300 €. A taxa engloba o uso do semestre público que custaria o dobro do valor caso você não fosse estudante.
No entanto, como já comentei, para conseguir uma vaga na graduação gratuita na Alemanha, você terá que cumprir alguns requisitos.
O primeiro deles é dominar o idioma alemão. Diferentemente dos milhares de mestrados e doutorados em inglês ofertados no país, 97% dos cursos de graduação nas universidades públicas na Alemanha são ministrados no idioma local. Assim, as graduações em inglês são bastante restritas. Então, se você quer fazer sua graduação na universidade pública, tenha em mente que precisará ter um bom nível de alemão para se candidatar.
Ainda em relação ao idioma, existe um visto específico para estudantes que vêm estudar alemão para se preparar para o ingresso nas universidades públicas. Nesse caso, não existe atalho: o aluno precisará atingir o nível de alemão necessário antes de se candidatar à universidade. Normalmente é exigido o nível C1, mas algumas universidades permitem que o aluno se candidate com o certificado do B1 ou B2 e atinja o C1 no primeiro ano de curso.
Outro requisito é cursar o ano adicional do ensino médio alemão, o Studienkolleg. Na Alemanha, o ensino médio tem duração de 13 anos, um ano a mais no Brasil. Por isso, o aluno que se forma no ensino médio regular no Brasil tem que fazer o Studienkolleg para equiparar essa diferença.
Mas, como você pode se preparar para conseguir a sua vaga de graduação nas quase trezentas universidades públicas alemãs? As opções são:
A boa notícia é que a Germanics oferece cursos de alemão acadêmico específicos para quem quer trilhar esse caminho. Os programas duram aproximadamente um ano. Ao final do curso, a instituição parceira encaminha o aluno para a prova de proficiência em alemão e o inscreve em até seis programas universitários de graduação gratuitos.
Quer mais informações sobre como podemos lhe ajudar a fazer graduação gratuita na Alemanha? Entre em contato com a gente por aqui ou pelo WhatsApp e podemos conversar sobre as alternativas que existem para você 😉
Photo by Element5 Digital on Unsplash