Moradia para estudante na Alemanha: saiba o que é WG

Você está com planos de fazer um intercâmbio na Alemanha? É verdade que está mais fácil do que nunca vir estudar aqui, principalmente para quem quer fazer uma graduação ou mestrado. Nesse contexto, é preciso pensar em todos os detalhes, a começar pela moradia para estudante na Alemanha. Por exemplo, você já sabe o que é WG? Essa é uma boa alternativa para os estudantes internacionais.

Mas calma, não é nenhum modelo de habitação estranho. Na verdade, você já deve entender bem esse lugar, mas com outro nome. Acompanhe o artigo até o final que eu vou explicar o que é e como aproveitar melhor sua estadia para estudar na Alemanha.

O que é WG – a moradia para estudante na Alemanha?

WG é abreviação de Wohngemeinschaft. É o nome das repúblicas na Alemanha, apartamentos ou casas com vários quartos onde todos dividem o espaço. São bastante comuns entre estudantes universitários, internacionais ou não.

Em geral, cada inquilino tem seu próprio quarto. As áreas comuns como banheiro, cozinha e sala (se houver) são compartilhadas.

O maior ponto a favor é que, como o espaço é dividido, o preço de uma vaga em uma WG é bem menor do que alugar um apartamento.

Como conseguir vaga em uma WG?

Assim como qualquer moradia na Alemanha, pode ser difícil encontrar a sua WG assim que chegar. Ao mesmo tempo, existem vários golpes e fraudes direcionados a estudantes estrangeiros, então é bom ter cuidado redobrado.

Se você tem alguém que mora na Alemanha e é de confiança, como um parente ou amigo, então pode pedir para adiantar o processo. Se não, o melhor lugar para procurar é nos quadros de anúncios da faculdade, nas bibliotecas locais ou, mesmo, na internet. Só não deixe de visitar o lugar antes de se comprometer.

O que fazer ao morar em uma WG – moradia para estudante na Alemanha?

Para quem não sabe o que é WG, pode até parecer moleza. Uma casa cheia de pessoas da sua idade, todas estudando assuntos diferentes e contribuído para enriquecer sua experiência no intercâmbio na Alemanha. Mas, na prática, isso pode causar algumas dores de cabeça. Não é fácil conviver com estranhos, muito menos em uma cultura diferente.

Confira, a seguir, algumas dicas básicas para aproveitar mais a estadia em uma WG, moradia oara estudante na Alemanha.

Respeite o espaço

Cada morador na WG tem seu espaço, pelo menos, uma cama e um armário. E é muito importante que você respeite as “fronteiras”, assim como todos devem respeitar o que é seu. Nada de ser o colega de quarto que pega coisas emprestado sem avisar!

Mantenha a limpeza

Boa limpeza é fundamental para boa convivência. Você pode até achar que não tem problema esperar mais um dia para limpar vestígios de comida no quarto, mas é certo que a sujeira vai incomodar bastante seus colegas.

Uma casa ecologicamente correta

Muitas casas na Alemanha são feitas para serem ecologicamente corretas, poupando energia e água no dia a dia. A população também é educada assim. Então, é melhor começar a seguir essa premissa enquanto está em uma WG.

Aprenda as diferenças de costumes

Muitas situações que parecem normais no Brasil podem ser um incômodo e tanto na Alemanha. Mas isso não é novidade. É sempre de bom-tom aprender os costumes locais e tentar segui-los para não criar conflitos.

Comunicação é a chave

No fim das contas, você e todos os moradores na WG são apenas pessoas tentando dividir um espaço. Se algo incomodar ou se tiver uma dúvida, fale. E se alguém se incomodar com você, escute. Bons colegas de quarto estão dispostos a fazer concessões quando necessário.

E, com isso, você já sabe o que é WG e como se enturmar melhor em uma. Essas são só algumas recomendações bem básicas. Convivência é algo que só se aprende na prática e mantendo a mente aberta. Já que está no intercâmbio, qual motivo teria para não se misturar, não é?

Mas, falando em se misturar, e a questão da língua? Confira aqui o nosso artigo falando sobre como é viver na Alemanha sem falar alemão.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.