Mestrado na Alemanha: o que fazer para cursar

quem consegue se planejar para cursar um mestrado na Alemanha, vai além, e conquista uma formação que o diferencia para conquistar altos cargos de liderança e transitar com ainda mais segurança por áreas correlata

Quem deseja ampliar suas possibilidades de atuação e se diferenciar no mercado de trabalho busca incluir uma pós-graduação no currículo. Agora, quem consegue se planejar para cursar um mestrado na Alemanha, vai além, e conquista uma formação que o diferencia para conquistar altos cargos de liderança e transitar com ainda mais segurança por áreas correlatas ou até mesmo mudar de carreira.

Ademais, um mestrado na Europa abre inúmeras outras portas acadêmicas e profissionais. Afinal, além de se aperfeiçoar na carreira, você aprimora a língua estrangeira, amplia a vivência social com colegas das mais diferentes nacionalidades e imerge na cultura europeia.

Assim, a Alemanha é um dos destinos com maior tradição acadêmica em inovação, tecnologia e negócios, se apresentando como destino preferido para muitos brasileiros. Além disso, os custos são mais acessíveis do que se imagina e, organizando direitinho e, com antecedência, o sonho de cursar um mestrado na Alemanha se mostra palpável, real e super possível de ser realizado.

Quer saber como? Confira neste artigo o que fazer para cursar um mestrado na Alemanha.

Mestrado na Alemanha: por onde começar

Primeiramente, é essencial que você tenha concluído a graduação e possua proficiência em inglês. Sim, isso mesmo! É possível estudar na Alemanha apenas com o inglês, especialmente em níveis de pós-graduação.

Além disso, tenho outras dicas para aumentar suas chances de ser aceito em um curso de mestrado em inglês na Alemanha:

  • Comece a planejar cedo: o processo de admissão para cursos de mestrado na Alemanha é competitivo, portanto, é importante começar a planejar com antecedência.
  • Tenha um bom desempenho acadêmico: as universidades alemãs dão muita importância à perfomance. Certifique-se que o seu desempenho na graduação foi elevado e atende aos critérios alemães.
  • Aprimore suas habilidades em inglês: a proficiência no idioma é essencial para estudar na Alemanha. Garanta que o seu nível linguístico atende aos requisitos exigidos antes de se inscrever em um curso.

Como se candidatar para um mestrado em inglês na Alemanha

Em primeiro lugar, identifique os cursos que te interessam e tenham a ver com o seu perfil. 

Você pode fazer isso pesquisando online ou com uma mentoria. Em seguida, faça uma lista dos pré-requisitos para cada curso. Essas informações geralmente podem ser encontradas no site da universidade. Por fim, certifique-se de atender a todos os requisitos antes de enviar sua inscrição.

Outros 3 passos também são fundamentais para se destacar no momento da candidatura:

  • Prepare-se para o exame de admissão: algumas universidades alemãs podem exigir que os candidatos façam um exame. Prepara-se para a avaliação com antecedência.
  • Escreva uma boa carta de motivação: ela é a sua chance de se destacar dos outros candidatos. Assegure a qualidade da escrita da carta e demonstre seu interesse no curso e na universidade.
  • Solicite cartas de recomendação de professores ou supervisores: elas podem ser muito úteis para o seu processo de admissão. Certifique-se de solicitar cartas de pessoas que possam destacar suas habilidades e qualificações.

Quanto custa fazer um mestrado na Alemanha

Existem milhares de cursos de mestrado acadêmico em inglês nas universidades públicas alemãs. E eles são praticamente gratuitos para os estudantes internacionais, só cobrando taxas administrativas que variam conforme a instituição.

Neste caso, recomendamos seguir a mentoria Germanics Master Placement para que você siga o passo a passo e consiga conquistar uma das vagas tão disputadas.

Entretanto, também é possível cursar mestrado profissional em inglês na Alemanha em universidades privadas que oferecem programas de bolsas de estudo atrativos para estudantes internacionais, principalmente brasileiros, com descontos que variam entre 10 é 40%.

Melhores cursos de mestrado em inglês na Alemanha

O sistema universitário alemão é divido em três tipos de instituições:

  • Universität (Uni) – É a universidade mais voltada para a pesquisa, com um foco mais acadêmico, teórico e científico. 
  • Fachhochschule (FH) – Universidade de ciências aplicadas. Possui menos cursos do que as universidades e seu principal diferencial é o foco na prática. Muitas das universidades de ciências aplicadas são privadas.
  • Kunst und Musikhochschule – Escola superior de arte, cinema e música. É orientada para as artes, como design, cinema, música ou moda.

Os programas de mestrado na Alemanha que mais atraem estudantes internacionais são aqueles que estão alinhados com a reputação do país como um centro de excelência acadêmica e aqueles que se concentram no estudo de figuras históricas importantes que surgiram da Alemanha.

Entre eles: Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Negócios e Economia, Física e Medicina, bem como Arquitetura, Filosofia e Música.

Germanics Master Placement

Esta é a nossa mentoria para você conquistar uma vaga em um mestrado acadêmico gratuito na Alemanha.

Conheça o nosso passo a passo para você fazer a sua matrícula:

Na primeira etapa, vamos acompanhar você para encontrar o seu curso ideal. Tudo começa com uma conversa, quando vamos nos conhecer e entender quais são os seus objetivos de vida e expectativas com o mestrado. A partir disso, vamos pesquisar, pelo menos, 20 universidades alemãs às quais você pode se candidatar.

Dentre essas 20, vamos selecionar os 5 melhores mestrados para você na Alemanha, baseando-se no seu perfil acadêmico e profissional, além de levar em conta os seus objetivos e preferências. 

Depois dessa pré-seleção, vamos escolher três programas de mestrado para você se candidatar. Dessa forma, você terá algumas opções na hora de fazer sua inscrição. E isso tudo é só a primeira etapa!

Dando continuidade ao Germanics Master Placement, nós colocaremos a mão na massa para te ajudar em todo o processo de candidatura, inscrição e matrícula. Depois que você tiver uma resposta positiva, conseguirá realizar seu sonho de estudar na Alemanha de graça. Então, é só comprar a passagem e se preparar para tirar o seu visto quando chegar à Alemanha.

Conte com a Germanics para cursar mestrado em inglês na Alemanha

Seja para um mestrado acadêmico gratuito ou para um mestrado profissional em universidade privada alemã, para você alcançar o seu objetivo de cursar um mestrado em inglês na Alemanha, conte com a assessoria da Germanics de ponta a ponta.

Desde a escolha do curso, passando por cada documento que as instituições solicitam, incluindo o visto de estudante e a papelada para comprovar renda, nós te ajudamos em cada etapa detalhadamente para que você consiga focar 100% nos estudos e não tenha nenhuma dor de cabeça com contratempos burocráticos.

Dê este passo para a sua carreira com quem entende. Para mais informações sobre como fazer mestrado inglês na Alemanha, entre em contato.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.