24 de outubro de 2022
2022 trouxe novidades para todos. A pandemia, enfim, começou a se afastar e inúmeras pessoas voltaram a planejar o futuro. Nesse contexto, uma das perguntas que mais recebi foi: como fazer um intercâmbio na Alemanha?
Por isso, a Germanics vem trabalhando bastante para trazer novas oportunidades para os alunos que buscam um bacharelado ou pós no exterior e nos procuram para fazer a faculdade na Alemanha. Não é à toa: trata-se de um dos melhores países para conquistar o sonho da formação internacional.
Como sempre surgiram vários convites para conversar presencialmente no Brasil, segui em viagem neste ano, tirando dúvidas e expandindo os horizontes de vários estudantes, além de estabelecer ótimas parcerias. Veja tudo o que aconteceu.
A primeira palestra sobre intercâmbio para estudar no exterior que eu dei aqui no Brasil em 2022 foi no Centro Educacional Leonardo Da Vinci, em Vitória, Espírito Santo. Falei com os estudantes do ensino médio sobre todas as vantagens de fazer a graduação na Alemanha, com ensino em inglês.
Muita gente não sabe, mas você pode estudar, trabalhar e viver tranquilamente em algumas partes da Alemanha só falando inglês. Mas aprender um pouco do Alemão também ajuda.
Conversamos sobre vários pontos, mostrando como fazer um intercâmbio na Alemanha e o que é preciso fazer, qual é o custo médio hoje e como se alocar. Um bom preparo nunca é demais!
Também estive no Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza, passando todas as informações e tirando as dúvidas dos alunos. Nessa minha visita ao Nordeste do Brasil, percebi que não faltam jovens dedicados e prontos para um ensino na Alemanha. É só mostrar o caminho.
Ainda, verificamos as oportunidades para se manter no país após se formar, seja para dar continuidade aos estudos, com uma pós-graduação ou MBA, seja para trabalhar. Aliás, estamos em uma ótima época para aproveitar as oportunidades profissionais da Alemanha.
No Colégio Positivo, foi outro momento excelente para esclarecer inúmeros estudantes sobre como fazer faculdade na Alemanha. As palestras aconteceram em Curitiba e Cascavel. Ainda, atendi de forma personalizada diversos pais e alunos no Positivo Internacional de Curitiba.
Foi uma troca muito proveitosa com os futuros graduandos, que conseguiram entender bem os passos para chegar até a graduação no exterior e viram como acontece o trabalho de consultoria para estudar na Alemanha.
Também aproveitei para estabelecer parcerias no mega evento ICEF Latin America, que aconteceu na cidade de São Paulo, no Grand Hyatt.
Encontrei vários amigos, incluindo o Wassim El Kadhi e a Laura Sogliani. Eles são diretores da UE — University of Europe for Applied Sciences, que é uma das maiores parceiras aqui da Germanics.
Nossas universidades são todas excelentes e poder estar com colegas e aprender foi muito bom, principalmente para ver como a Alemanha vem se transformando no destino certo para vários intercambistas brasileiros.
Desde que fundei a Germanics, essa foi a minha missão: informar a todos que a Alemanha é o melhor destino para estudantes internacionais hoje, com ótima acessibilidade e uma boa chance de ficar no país depois de se formar. Por isso, tanto empenho nesta viagem ao Brasil, dedicando-me a esses encontros sobre como fazer intercâmbio — que, com certeza, já renderam muitos bons frutos.
Quer saber ainda mais sobre a Germanics? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook!