Graduação híbrida na Alemanha: o que é e como cursar

A graduação híbrida na Alemanha já se consolidou e se apresenta como uma modalidade que reúne o melhor que o on-line pode ofertar com a experiência que só o presencial é capaz de proporcionar.
Imagem do Freepik

Inicialmente, precisamos falar sobre uma realidade que veio para ficar mundialmente na educação em geral. Mas, principalmente no ensino superior pós-pandemia da Covid-19: o modelo híbrido. A graduação híbrida na Alemanha já se consolidou. Ela se apresenta como uma modalidade que reúne o melhor que o on-line pode ofertar com a experiência que só o presencial é capaz de proporcionar.

Assim, com o objetivo de oferecer maior conforto e flexibilidade, metade do curso é oferecida on-line, o que permite uma experiência digital, integrada e personalizada, se encaixando mais à realidade do aluno que não possui tempo para se deslocar e se dedicar por horas seguidas. Sem abrir mão da interação presencial com professores e colegas de classe em momentos específicos, trazendo um tempo de mais qualidade para a sala de aula.

Diferença entre ensino à distância e híbrido

Ademais, há uma grande diferença entre o ensino à distância (EaD) e a educação híbrida. Confira:

Ensino à distância (EaD)

É a modalidade de ensino em que 100% das aulas são ministradas em ambiente virtual, com opção de serem ao vivo ou gravadas, podendo restringir somente as avaliações para o presencial. Isso varia de instituição para instituição.

O conteúdo apresentado costuma contar com o suporte de professores e tutores que atuam em plantões de dúvidas. Tal auxílio pode acontecer por e-mail, chat ou até mesmo pelo WhatsApp.

De modo geral, o EaD é uma excelente alternativa para quem não tem muito tempo disponível, mas precisa estudar. Nesse caso, é importante ter disciplina, para acompanhar as aulas on-line sem acumular muitos conteúdos e sem perder os prazos.

Graduação híbrida

É o modelo que une o EaD com o presencial. Nele, o contato com professores e colegas de curso é mais próximo e se exige menos autogerenciamento de tempo. A agenda de aulas e idas presenciais é gerida pela instituição.

O suporte também é híbrido podendo ser on-line ou presencial em casos de dúvidas mais específicas que requeiram uma conversa olho no olho.

Assim, observa-se que a graduação híbrida é um modelo para quem deseja economizar tempo e dinheiro, sem abrir mão do contato físico.

Benefícios da graduação híbrida na Alemanha

A união perfeita existe e podemos provar. Imagine realizar metade do curso de graduação on-line, permitindo que você estude de qualquer lugar do mundo, e a outra metade realizada pessoalmente na Alemanha. Num lugar onde você terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia da cultura alemã, construir redes de contatos e viver experiências inesquecíveis.

Confira abaixo os benefícios desta modalidade de ensino:

Redução de custos

Quando falamos em graduação híbrida em um país estrangeiro, além da economia com os deslocamentos diários, podemos destacar a possibilidade do aluno viver em uma cidade ou até mesmo país em que o custo de vida seja barato, até mesmo seu país de origem, se restringindo a ir para a Alemanha apenas em momentos-chave da graduação, geralmente na segunda metade do curso.

Além disso, os valores das mensalidades dos cursos híbridos costumam ser bem menores, visto que a infraestrutura para oferecê-lo é mais enxuta do que a de uma graduação presencial.

Ademais, é possível guardar dinheiro durante o curso on-line para que, no momento em que for à Alemanha para a parte presencial, os recursos financeiros sejam maiores.

Flexibilidade

Alunos com agendas instáveis de trabalho ou que possuem uma rotina familiar um pouco mais delicada, como mães em fase de amamentação, se beneficiam da flexibilidade de escolher o melhor horário e local para os estudos, que inclusive não precisam ser os mesmos todos os dias.

Assim, quando chegar o momento do presencial, o aluno já terá conseguido organizar sua agenda para uma dedicação diferenciada aos estudos.

Interação com professores e colegas

O modo híbrido permite que se exercite o networking virtual entre as pessoas, muito útil para inclusive nos adaptarmos a essa realidade, visto que muitos trabalhos continuam remotos. No entanto, não se abre mão das habilidades sociais de se interagir ao vivo com colegas e professores.

É a junção perfeita entre o que priorizar e como se relacionar virtualmente e o que enfatizar nos encontros presenciais para que eles tenham a maior qualidade possível.

Conforto

Imagine que você pode assistir às aulas de qualquer lugar, com a vestimenta mais confortável do seu guarda-roupas e sem sapatos, contando com a presença do seu pet, no conforto do seu lar.

Porém, se você é do time que prefere se arrumar e sair de casa, pode acompanhar as aulas do seu café ou coworking preferido, por exemplo.

Liberdade 

Mais do que a liberdade de escolher o local e a vestimenta, o curso híbrido proporciona uma liberdade ao ritmo do aluno. Em dias mais produtivos você pode assistir a vários conteúdos de uma vez e colocar uma grande quantidade de trabalho em dia. Já em dias em que você se sentir cansado e sem energia, pode assistir o estritamente necessário ou se permitir fazer uma pausa.

Além disso, se você é uma pessoa noturna e rende após as 21h, o céu é o limite para você colocar a matéria em dia na calada da noite. Você monta o seu horário, no momento em que você puder e/ou perceber que rende mais.

Visto de trabalho após a conclusão do curso

Após a conclusão do seu curso na Alemanha, você terá a chance de obter um visto de 18 meses para procurar emprego.

O que significa que você poderá se dedicar a uma carreira internacional de sucesso, começando pela busca da posição de trabalho que você tanto sonha e planeja.

É importante destacar que tal visto pode ser renovado por mais 18 meses, abrindo mais portas para um futuro de sucesso na Alemanha.

Como a Germanics pode ajudar a cursar graduação híbrida na Alemanha

Nossa consultoria especializada em oportunidades acadêmicas na Europa está pronta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e tornar sua jornada educacional ainda mais emocionante.

Ao cursar uma graduação híbrida na Alemanha, você poderá acessar o que há de mais inovador no digital e no presencial das universidades alemãs. Elas oferecem visto de trabalho no encerramento e possibilitam aprimorar ainda mais os conhecimentos para uma carreira promissora. 

Para mais informações sobre como estudar na Alemanha e transformar seus sonhos em realidade, entre em contato com a Germanics.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.