21 de março de 2023
Foto: Yan Krukau
Fazer faculdade na Alemanha é uma boa ideia para o seu filho? A resposta é: sim!
Primeiramente, precisamos falar sobre como a experiência de fazer faculdade na Alemanha está se tornando cada vez mais popular entre os jovens. Isso porque os programas de intercâmbio na Alemanha oferecem uma chance incrível para que eles experimentem um contexto diferente, aprendam um novo idioma e desenvolvam habilidades para a vida.
Assim, com uma cultura vibrante, universidades de renome mundial e uma gama bastante diversificada de cursos, a Alemanha é o destino ideal para qualquer aluno de intercâmbio.
Em outras palavras, estudar na Alemanha oferece uma oportunidade de aprendizado única, com forte ênfase na excelência acadêmica e no desenvolvimento profissional. A diversidade de cursos do país, contemplando áreas que vão de Negócios e Engenharia até Humanidades e Ciências Sociais, faz dele um destino atraente para todos os estudantes de intercâmbio.
A princípio, a Alemanha tem uma excelente infraestrutura e muitas colaborações internacionais entre instituições de ensino. Ao investir nisso, os alunos se beneficiarão das fortes credenciais de pesquisa do país, que permitirá a eles obter uma visão valiosa sobre as últimas descobertas em seu campo escolhido.
Além disso, o país tem um forte foco no intercâmbio intercultural, o que significa que os estudantes poderão aprender e compartilhar suas experiências com outros jovens de todo o mundo.
Ademais, a cultura alemã e sua rica história são outra grande atração para os estudantes de intercâmbio. Desde o icônico Portão de Brandenburg até a cidade histórica de Dresden, seu filho poderá explorar uma variedade de lugares fascinantes.
Assim, o mercado de trabalho na Alemanha é um dos mais interessantes da Europa, pois ele é caracterizado por uma baixa taxa de desemprego, salários competitivos e uma ampla variedade de oportunidades de emprego.
Além disso, uma das principais características do mercado de trabalho alemão é a sua estabilidade. A taxa de desemprego na Alemanha tem se mantido baixa, com uma média de cerca de 5% ao longo dos últimos dez anos. Isso é significativamente menor do que a média da União Europeia, que gira em torno de 8%. É um índice atribuído, em grande parte, à forte economia do país.
De antemão, os salários na Alemanha são considerados competitivos em comparação com outros países da Europa: os trabalhadores alemães ganham, em média, cerca de 50.000 € por ano. Os salários variam amplamente, dependendo do setor e do nível de qualificação; por exemplo, os trabalhadores com habilidades técnicas ou profissionais tendem a ganhar mais do que aqueles com habilidades menos qualificadas.
Primordialmente, o mercado de trabalho alemão comporta grande variedade de oportunidades de emprego. Ele abriga uma ampla gama de setores, incluindo indústria, serviços, comércio e agricultura. A indústria automotiva é um dos principais setores econômicos da Alemanha, juntamente com a química, a eletrônica e a de tecnologia de informação. O setor de serviços também é relevante, como saúde, educação, transporte e turismo.
Enfim, há uma cultura de treinamento e desenvolvimento expressiva na Alemanha. Existe um sistema de formação profissional, conhecido como “Ausbildung“, que permite que os jovens adquiram habilidades técnicas e profissionais enquanto trabalham em uma empresa. Isso conta como uma das principais razões pelas quais a Alemanha tem uma das mais altas taxas de emprego qualificado da Europa.
Inicialmente, antes de o seu filho embarcar em um programa de intercâmbio para fazer faculdade na Alemanha, reserve um tempo para ele pesquisar e se preparar. Ele deve se matricular com 3 a 6 meses de antecedência do início do ano letivo. Para facilitar o processo, aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a iniciar a experiência de intercâmbio na Alemanha.
Mesmo se o seu filho souber o que quer fazer, é bom pesquisar as áreas de alta demanda no mercado de trabalho europeu. Certifique-se de compreender os requisitos para admissão e verifique as ofertas de cursos para certificar-se de que elas atendam aos objetivos acadêmicos desejados. É também uma boa ideia se conectar a alunos e ex-alunos de intercâmbio na Alemanha para conhecer suas experiências.
Mesmo mostrando comprovação financeira de que tem condições de estar no país, os estudantes de intercâmbio brasileiros são elegíveis para bolsas de estudos nas anuidades nas universidades privadas. A Germanics é parceira de três universidades privadas que oferecem bolsas de até 50% para brasileiros.
Não esqueça de garantir roupas quentes e impermeáveis, como casacos de inverno, luvas, gorros e botas. Também é uma boa ideia ter camadas extras, como camisetas de lã e suéteres para se proteger do frio intenso. O melhor é comprar as roupas de inverno quando chegar à Alemanha, pois as roupas são mais apropriadas para o clima e, em muitos casos, mais baratas.
Tenha interesse pelo que ele está passando e pelo que ele está estudando. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais conectado e compreendido.
As consultorias especializadas têm acesso a oportunidades de intercâmbio exclusivas que não estariam disponíveis para você se você tentasse conseguir um intercâmbio por conta própria.
Enfim, os programas de intercâmbio acadêmico na Alemanha têm certos requisitos que devem ser cumpridos antes que seu filho possa se candidatar. Ele deve ter entre 18 e 25 anos de idade e ter um passaporte válido, além de um bom histórico acadêmico e, se a ideia for fazer faculdade em inglês na Alemanha, um bom domínio da língua inglesa.
Ele deve ter um registro criminal limpo e ser capaz de fornecer prova de recursos financeiros suficientes para se sustentar durante sua estada na Alemanha. Feito isso, certifique-se de que ele inclua todos os documentos necessários, como históricos de ensino, cartas de recomendação e uma carta de intenção. Também é essencial que a aplicação esteja livre de erros e que contenha todas as informações pedidas pela universidade alemã.
Se você está procurando uma experiência impecável de intercâmbio para o seu filho, entre em contato com a Germanics, que é especializada em programas de intercâmbio na Alemanha. Com a ajuda da Germanics, você terá certeza de que seu filho viverá uma estadia segura e enriquecedora nesse país repleto de oportunidades de carreira!