Como estudar na Alemanha em 2024

O ano acaba de começar, mas saiba que ainda dá tempo de estudar na Alemanha em 2024. Veja como no artigo de hoje!

O ano acaba de começar, mas saiba que ainda dá tempo de estudar na Alemanha em 2024.

Caso estudar no país seja o seu sonho e você esteja em dúvida por onde começar, atente-se que são muitas as opções: cursos de línguas, graduação e mestrado em inglês em universidade privada, graduação em universidade pública (em alemão) e graduações e mestrados híbridos.

Ademais, muitos são os cursos oferecidos. A Alemanha é o país mais avançado, desenvolvido e tecnológico da Europa, sua economia é pujante e suas universidades são de excelência. Todos os cursos são de ponta e oferecem o que há de melhor em suas áreas de atuação. Entretanto, é possível afirmar que o país é uma das maiores referências em formações acadêmicas ligadas a Negócios, Administração e Tecnologia.

Se você pretende ingressar em uma instituição privada, se apresse para conquistar uma das bolsas de estudo por mérito que variam entre 25 a 50% de desconto em um dos cursos mais procurados do país, como: Business, Inovação, Design ou Cinema. Quem sabe você não começa ainda no primeiro semestre?

Os cursos de graduação em inglês na Alemanha, geralmente, têm duração de três anos e os mestrados podem durar dois, três ou quatro semestres. Os semestres acadêmicos, tanto para as universidades privadas quanto para as públicas, começam em abril e outubro.

O tempo ideal para se candidatar para as universidades públicas é com um ano de antecedência, mas as candidaturas para universidades privadas devem ser iniciadas com apenas alguns meses de antecedência.

E, por fim, é possível ingressar nos cursos online ou híbridos em qualquer data do ano.

Confira abaixo cinco dicas de como estudar na Alemanha em 2024:

Tenha um objetivo claro para estudar na Alemanha em 2024

Primeiramente, trace um objetivo tangível. Parece óbvio, mas é bem fácil se perder em meio a tantas opções. Estudar na Alemanha, mas o que você planeja para 2024? É um curso de línguas? Ou uma graduação?

Além disso, o seu Ensino Médio dá direito a cursar uma graduação internacional diretamente ou você precisa de um curso de línguas preparatório? Além disso, a graduação vai ser em universidade pública ou particular? Em inglês ou alemão? Você já tem uma primeira formação e quer mudar de carreira ou se aprimorar? Pensa em fazer graduação, mestrado ou doutorado? Em qual área? 

Assim, responder a todas estas questões com precisão irá te ajudar a traçar o seu objetivo.

Mantenha seus documentos acadêmicos organizados e atualizados

Em seguida, tendo o seu objetivo bem traçado, o segundo passo é verificar qual a lista de documentos que o curso escolhido exige. E aqui inclua, além dos tradicionais certificados acadêmicos como do ensino médio e de cursos universitários em tradução juramentada para inglês ou alemão, o certificado do teste de proficiência, a carta de motivação, entre outras papeladas obrigatórias.

Isso vai te poupar tempo, estresse e dinheiro. Todos esses documentos precisam estar organizados e atualizados para as aplicações.

Não se prenda a grandes cidades

A Alemanha possui universidades de excelência espalhadas por todo o país, inclusive nas cidades pequenas, o que vale dizer, tem custo de vida bem mais baixo. Escolha o curso que faz mais sentido para você, independente da cidade.

Prepare-se linguisticamente

Dominar o inglês ou o alemão é essencial para se sentir confiante nos estudos e no seu dia a dia. Procure os melhores parceiros de cursos para estrangeiros.

Não veja as opções de bolsa na última hora

Economize nas mensalidades e não se preocupe com questões financeiras. Há bolsas de estudo disponíveis nas melhores universidades para você, mas é preciso separar tempo para a pesquisa. Organizar-se com antecedência e se atentar aos prazos faz toda a diferença nesta hora.

E, olha que maravilha! Em janeiro ainda é possível se matricular para iniciar os estudos em março, no entanto, consulte quais são as possibilidades de bolsa de estudo ainda disponíveis.

Conte com a Germanics e saiba como estudar na Alemanha em 2024 

Nós, da Germanics, somos a chave do seu sucesso na Alemanha, o coração do conhecimento na Europa. Temos parcerias com universidades mundialmente respeitadas que compõem o alicerce da criatividade, da pesquisa científica e do aprendizado dos líderes do futuro.

Auxiliamos você a escolher o curso que mais se encaixa com o seu perfil e a organizar todos os documentos para a sua candidatura.

Além disso, somos referência na conquista dos melhores descontos e bolsas de estudos e conseguimos colocar nossos alunos em renomadas universidades, muitas vezes em prazo recorde.

Economize tempo, dinheiro e dor de cabeça com toda a assessoria que só a Germanics oferece. Entre em contato e tire do papel o sonho de estudar na Alemanha em 2024 agora mesmo.

Outras notícias

Veja mais
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber
11 de junho de 2024 MBA na Alemanha em 2024: ainda dá tempo?
4 de junho de 2024 Mudanças na lei de imigração da Alemanha para estudantes de idiomas e Studienkolleg
28 de maio de 2024 Graduação de graça na Alemanha: como se candidatar
21 de maio de 2024 Mitos e verdades sobre pós-graduação na Europa
14 de maio de 2024 Benefícios de estudar espanhol na Espanha
7 de maio de 2024 Dia das mães na Alemanha: quando e como é comemorado?
30 de abril de 2024 Graduação na Alemanha: escolha a cidade de acordo com a carreira
23 de abril de 2024 High School na Europa: como cursar
16 de abril de 2024 Graduação on-line na Alemanha, como cursar
9 de abril de 2024 Working holiday: visto de trabalho de férias na Alemanha
2 de abril de 2024 Arbeitsplatzsuche: como é a busca de emprego na Alemanha
26 de março de 2024 6 Curiosidades sobre a páscoa na Alemanha
19 de março de 2024 Vantagens de realizar um curso de idioma no verão europeu
12 de março de 2024 MBA em inglês por um ano na Europa: onde cursar
5 de março de 2024 Curso de idioma na Europa: possibilidade de conhecimento com turismo
27 de fevereiro de 2024 Passo a passo para estudar alemão na Alemanha
20 de fevereiro de 2024 Au pair na Europa: como fazer este intercâmbio
13 de fevereiro de 2024 Cidadania alemã: saiba como o tempo de estudos conta
6 de fevereiro de 2024 Novas regras para visto de estudante no Canadá e alternativas

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.