3 de janeiro de 2023
Já faz um bom tempo que a Alemanha vem se tornando um destino popular para os estudantes de intercâmbio, especialmente aqueles que estão para entrar na faculdade agora. Essa tendência ficou confirmada recentemente conforme o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, em alemão), que indica um número crescente de estudantes internacionais na Alemanha.
Não é sem motivo. É um país bem mais acessível para intercambistas, com excelente educação e oportunidade de conhecer uma cultura única. Acompanhe e entenda esses números.
Segundo dados do DAAD, foram registrados em torno de 360 mil estudantes internacionais matriculados em instituições de ensino da Alemanha. Isso indica um aumento entre 2% e 4% no número total em comparação com o ano passado. Um número recorde, chegando a um total de mais de 3 milhões de estudantes intercambistas.
Esse número começou a crescer assim que a pandemia se acalmou um pouco. Com todos vacinados, novos estudantes internacionais ganharam permissão de fazer suas viagens novamente.
Não é surpresa que a Alemanha esteja tão cheia de estudantes internacionais. O país é um grande foco para muitos novos universitários querendo expandir seus horizontes e encontrar novas oportunidades.
Confira aqui alguns dos principais benefícios envolvidos.
O primeiro ponto positivo é que você não precisa tirar seu visto de estudante no Brasil. Depois de pousar, você recebe um visto de turista, que dura até 90 dias. Com ele, você pode começar a procurar uma moradia e dar entrada no seu visto de estudante.
Nem é preciso mencionar como as universidades alemãs, tanto públicas quanto privadas, são um exemplo em infraestrutura e qualidade de educação. O ambiente perfeito para experimentar e se aprofundar em seus conhecimentos. Daqui a alguns anos, será uma ótima adição ao seu currículo.
A barreira da língua é a primeira coisa que muitos pensam quando se fala em estudar na Alemanha. Porém, isso não é um problema. Principalmente nos centros urbanos, as pessoas são fluentes em língua inglesa. Além disso, universidades privadas têm cursos inteiros ministrados em inglês.
Um problema de muitas pessoas que querem estudar em outro país é o custo de vida alto. Na Irlanda, Estados Unidos e Austrália, por exemplo, fica bem caro conseguir alugar um quarto e cobrir suas despesas regulares. A Alemanha é mais atrativa nesse ponto, pois o custo de vida total costuma ser mais baixo, dependendo de onde você morar.
É fácil notar por que há tantos estudantes internacionais na Alemanha. A facilidade de acesso combinada com todos os atrativos fala por si só. Porém, isso não significa que o processo em si, é simples. Na verdade, há muitos detalhes que você precisa começar a pensar bem antes de entrar no avião.
Para isso, o melhor é contar com ajuda especializada, que a Germanis está pronta para oferecer. Contamos com vários especialistas para te ajudar a organizar seus documentos e fazer sua matrícula sem empecilhos.
Entre em contato e confira mais sobre nossos serviços.