22 de março de 2022
O portfólio funciona como uma breve auto apresentação gráfica do aluno que pretende se candidatar para graduações ou mestrados em universidades alemãs nas áreas de Design Gráfico, Ilustração, Animação, Fotografia, Cinema, entre outros.
Para começar, o candidato deve fazer uma curadoria de suas melhores obras, apresentando-as da forma mais atraente possível aos olhos dos avaliadores do material. O portfólio deve ser uma vitrine do seu trabalho e processos de pensamento criativo. Resumindo, o seu portfólio deve mostrar quem você é como artista ou designer.
Um bom portfólio deve conter, antes de tudo, um comentário por escrito com cerca de 500 palavras sobre sua motivação para estudar o curso escolhido em uma universidade alemã. Esse texto é a Carta de Motivação normalmente solicitada ao candidato pelas universidades alemãs. Essa carta funcionará como uma introdução ao seu trabalho gráfico e é obrigatória. O aluno terá seu portfólio descartado caso não apresente a carta.
O material apresentado deve corresponder especificamente ao curso escolhido. Então, não vale apresentar trabalhos de Animação para um curso de Ilustração ou Design Gráfico sem uma boa explicação sobre a sua vontade de mudar o rumo dos seus estudos. Caso seu material prévio não tenha relação direta com o curso escolhido, deixe o motivo claro na Carta de Motivação.
Procure dar uma visão geral do seu trabalho, inserindo uma boa quantidade de peças. No entanto, não deixe de se aprofundar em detalhes das peças que você considera mais importantes.
Uma visão geral do seu trabalho, não pode justificar um excesso de peças mal selecionadas. A quantidade nunca vai substituir a qualidade. Insira somente aqueles trabalhos que realmente lhe façam se sentir orgulhoso. Se ficar em dúvida sobre a qualidade de alguma peça, deixe-a de fora do seu portfólio. Saiba que quando você coloca uma quantidade exaustiva de peças que muitas vezes apresentam técnicas e conceitos muito semelhantes entre si, você corre o risco de não tê-las apropriadamente avaliadas.
Insira um mínimo de cinco e um máximo de 20 obras. Nossa dica é que você escolha suas 10 melhores peças.
Seu portfólio pode conter esboços, desenhos, pinturas, fotografias, desenho de arte digital, trabalhos sonoros e até mesmo filmes. O céu é o limite, mas como falamos antes, procure ancorá-lo com trabalhos e técnicas que tenha relação com a área escolhida.
Seu portfólio serve como uma moldura para sua arte. Crie um layout consistente e limpo, sutil e que não distraia o avaliador com um excesso de elementos gráficos. Mostre uma obra ou projeto em cada página. Ao mostrar detalhes, mostre-os de perto. Enquadre de perto aquilo que você pretende que seja percebido por quem o avalia. Não apresente suas obras inseridas em maquetes situacionais.
Adicione informações sobre o trabalho artístico. Vale fazer uma legenda para cada trabalho com o título, materiais, processo, história de fundo, aprendizados, etc. Se for um trabalho em grupo, deixe claro quais foram as suas tarefas específicas no processo.
Seu portfólio pode ser apresentado em formato PDF, mas pode também ser um website ou um showreel. Os arquivos em PDF devem ter o tamanho máximo de 512MB. Se seu portfólio for um website ou showreel, forneça o link e certifique-se de que ele permaneça ativo até o final da seleção.
Se for apresentar peças físicas na forma de livro, encadernação ou pranchas avulsas, tire boas fotos e compile-as em um arquivo PDF. Certifique-se que suas digitalizações e fotografias serão de alta resolução (4000px em altura ou largura).
No vídeo Portfolio Advice Video, produzido por uma de nossas universidades parceiras, você encontrará boas dicas para preparar seu portfólio.
Tire fotos diretamente de cima de sua obra de arte. Alinhe sua obra de arte em ângulos retos. Use luz suficiente (neutra) ou ambiente brilhante.
É normal que os artistas iniciantes se inspirem em outros artistas. Também é totalmente aceitável integrar o trabalho de outros artistas em seu próprio. Somente deixe claro que o fez para não correr o risco de parecer plágio.
Escreva na descrição do projeto quais foram suas intenções e qual foi a sua própria atuação durante o processo criativo. Se você utilizar personagens cômicos / mangá / anime, dê crédito ao artista original. Caso não o faça, você seguramente será desqualificado do processo seletivo.
Faça o seu portfólio como uma coleção do seu melhor como criativo. A universidade espera enxergar nele tudo que lhe inspira, sua forma peculiar de desenvolver a sua obra, além do seu processo de pensamento criativo. Você deve mostrar aos avaliadores que suas criações fazem de você um indivíduo criativo único.
Para conhecer as opções de universidades para cursar graduação em Design Gráfico, Ilustração e Animação na Alemanha, entre em contato com a gente. Encontraremos o curso perfeito para você.
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash