10 de janeiro de 2023
Realizar o sonho de estudar na Alemanha vai levar você a várias mudanças, tanto na vida acadêmica quanto na cotidiana. Muitos fatores vão fazer diferença no seu planejamento anual. Por exemplo, o calendário acadêmico das universidades alemãs é diferente quando comparamos com as faculdades no Brasil.
Antes de fazer suas malas e escolher o curso, é uma boa ideia ver como esse calendário funciona e quais adaptações você precisa fazer para se encaixar melhor nessa nova rotina.
Então, acompanhe e descubra o que precisa saber sobre o calendário acadêmico na Alemanha.
Assim como acontece nas faculdades brasileiras, cada ano nas universidades da Alemanha tem dois semestres letivos.
O de verão, chamado de Sommersemester, ocorre entre abril e setembro. Já o de inverno, o Wintersemester, começa em outubro e vai até março. O mais comum é que o primeiro semestre letivo nas faculdades seja o de inverno.
Uma vantagem de estudar na Alemanha é poder tirar o visto somente quando você chega ao país. Mas, mesmo assim, você terá que começar a preparar a sua matrícula com, pelo menos, 3 meses de antecedência.
Obviamente, quanto mais tempo, mais tranquila será a sua preparação para fazer o intercâmbio no exterior. Afinal, você precisará verificar várias etapas até desembarcar em terras alemãs.
Aqui na Germanics, você pode contar com todo o suporte necessário, desde o planejamento até a matrícula na sua universidade na Alemanha.
Leia também: Agência de intercâmbio para faculdade em 2023: conte com a Germanics
Apesar de seguirem algumas normas parecidas, o calendário acadêmico é bem diferente quando comparamos as universidades públicas e particulares da Alemanha.
Lembre-se de que os dias de início e término que falamos são apenas estimativas. O melhor é conferir os detalhes com a sua universidade de destino antes de se preparar.
Na Alemanha, temos o vorlesungsfreie Zeit — em tradução livre, período livre de aulas — também chamado de Semesterferien — em português, intervalos semestrais. São as queridas férias. Geralmente, as de verão começam no final de maio; e as de inverno costumam se iniciar em meados de fevereiro.
Porém, não existe somente descanso durante o vorlesungsfreie Zeit, pois, em algumas universidades, há exames e provas a cumprir. Além disso, esse período também pode ser usado para fazer estágios, obrigatórios ou não, e conseguir um emprego.
Para quem é estudante universitário, trata-se de um bom tempo para trabalhar em tempo integral, uma vez que, durante o período de aulas, o estudante está limitado a 20 horas semanais.
Para mais detalhes sobre como é a carga horária de trabalho durante as férias acadêmicas e outras informações, leia: Como estudar e trabalhar na Alemanha.
Considerando todas as outras mudanças para poder estudar na Alemanha, adaptar-se ao calendário acadêmico local não deve ser um problema. Com certeza, será simples lidar com essa pequena diferença durante sua formação.
Quer continuar aprendendo mais e se preparar para seu intercâmbio? Então, aproveite para ler também: 7 dicas para quem vai aplicar às universidades da Alemanha.