17 de novembro de 2021
Mesmo sendo uma potência econômica, a cada ano a Alemanha enfrenta uma escassez contínua de mão de obra qualificada. Essa é uma das razões que a tornam um dos países mais receptivos do mundo a estrangeiros: a Alemanha precisa de imigrantes qualificados.
Segundo o Presidente da Agência Federal do Trabalho da Alemanha, Detlef Scheele, somente em 2021 o número de trabalhadores em idade profissional diminuiu em quase 150 mil, e a previsão é de isso se agrave nos próximos anos.
Isso acontece devido ao envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade, entre outros fatores. O resultado é uma quantidade de mão de obra qualificada muito abaixo do necessário para as demandas da maior economia europeia.
A solução? Incentivar a imigração qualificada direcionada para as lacunas do mercado de trabalho. Para isso, são necessários cerca de 400 mil imigrantes por ano.
As maiores demandas estão na área da saúde, tecnologia da informação e engenharia, mas há oportunidades para todas as áreas, desde técnicos a especialistas em logística e acadêmicos.
Por tudo isso, a Alemanha está aberta a pedidos de reconhecimento de qualificações profissionais estrangeiras. Se você deseja construir uma carreira no exterior, esta é uma grande oportunidade de se preparar e conseguir seu lugar no mercado de trabalho europeu.
Como a Germanics pode lhe ajudar nisso? Temos parcerias com renomadas universidades alemãs que oferecem graduações e mestrados em inglês voltados para as necessidades práticas do mercado profissional da Alemanha. Estas universidades possuem departamentos de orientação profissional, que conseguem estágios para os alunos durante os cursos e dão toda a orientação necessária para a busca de emprego no país.
Ficou com alguma dúvida? Então contate-nos para mais informações e não perca essa chance!