13 de setembro de 2022
Antes de tudo, você é um brasileiro que foi aprender inglês na Irlanda? Então, que tal migrar para a Alemanha, para estudar e viver com alta qualidade de vida em um dos melhores destinos para quem domina a língua inglesa?
Por isso, neste post, você vai entender as vantagens de morar, trabalhar e se formar na Alemanha, especificamente para quem já está na Irlanda. Continue a leitura e confira.
A primeira facilidade de ir para a Alemanha é o visto, o qual é completamente simplificado para brasileiros. Você só precisa se preocupar com isso após sua chegada e tem até 90 dias para conseguir o seu visto de estudante.
Nesse cenário, uma observação importante é que ter a carta de aceitação da universidade vai facilitar bastante o processo. Por isso, indicamos já ter essa documentação na hora de aplicar para o visto.
No entanto, outro ponto relevante é que você não precisa saber alemão para estudar. Vimos sobre isso em nossa conversa com a Nicole Pacheco, em uma das nossas lives da série “Consultoria Germanics na Prática”. É possível fazer desde a graduação até o doutorado, totalmente em inglês!
Em outras palavras, as universidades particulares oferecem bacharelados e mestrados ministrados em língua inglesa, em várias áreas. Diferente das universidades públicas, que exigem fluência em alemão para a grande maioria de seus cursos.
Ver essa foto no Instagram
Isso significa que dá para viver e estudar por aqui depois que você aprendeu inglês na Irlanda e, eventualmente, você pode adquirir a língua local aos poucos. Sem contar que isso se relaciona não só à sua formação, mas ao dia a dia, pois dá para viver na Alemanha sem falar alemão.
Também conversamos com a Ju Zanona, que fez intercâmbio em Dublin e depois decidiu se mudar para Berlim. E ela confirmou durante a nossa live: o custo de vida é bem mais barato.
Enquanto as despesas mensais de um estudante em Dublin chegavam a mais de 1500 euros por mês, isso vivendo bem no aperto, em Berlim fica em torno de 1000 euros. Bem melhor para quem prefere morar em um quarto individual — o que, em Dublin, você dificilmente acha.
A crise na Ucrânia aumentou um pouco o preço dos aluguéis na Europa toda, mas a diferença ainda favorece morar na Alemanha em vez de na Irlanda.
Ver essa foto no Instagram
Tanto a Alemanha quanto a Irlanda têm algumas restrições e permissões com relação ao tempo de trabalho de um estudante.
Segundo Ju Zanona, são trabalhos de meio período, geralmente em lojas, cafeterias, pubs ou como babá. Outra coisa que muda é o salário mínimo, que está em torno de 10,50 euros na Irlanda e 12 euros na Alemanha.
Após passar dois ou três anos estudando em um país, pode ser que você queira criar raízes lá. É o caso de muitos intercambistas na Alemanha.
Por aqui, você tem um caminho bem claro para ficar. Se conseguir um emprego na sua área de formação em até 18 meses após concluir o curso, pode dar entrada em um visto de longa permanência.
E você deve se perguntar “o quão fácil é conseguir um trabalho na minha área na Alemanha?”. Boa notícia: mais fácil do que parece. Como também falamos no bate-papo com a Nicole, a Alemanha tem alta demanda por mão de obra em várias áreas.
O próprio governo alemão vem empreendendo medidas importantes, uma espécie de “green card”, para favorecer os estrangeiros e suprir a falta de profissionais.
Para os brasileiros que sonharam e vieram aprender inglês na Irlanda, como vimos, só há vantagens ao migrar para as cidades alemãs. Fazer uma universidade na Alemanha se tornou uma excelente opção para os estudantes de intercâmbio.
E você? Já vive na Irlanda e quer se estabelecer em terras alemãs, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e vamos tirar suas dúvidas!