2 de setembro de 2022
Na hora de embarcar para outro país, em especial para ficar um bom tempo, há sempre uma questão importante: comunicar-se de forma adequada. Para isso, pensamos logo que é preciso saber uma segunda língua. Mas sabia que é possível estudar e viver na Alemanha sem falar alemão?
Claro, se você passar alguns anos por lá, é sábio estudar o idioma. Aprender a falar um pouco, talvez ler e escrever na língua nativa para facilitar a comunicação, valerá a pena. Porém, isso está longe de ser uma barreira para fazer um intercâmbio e completar sua faculdade na Alemanha.
Acompanhe e entenda melhor como é viver na Alemanha sem falar alemão.
Depende de onde você estiver.
Algo interessante sobre a Alemanha é que, em muitos de seus centros urbanos, há um grande número de estrangeiros e imigrantes. Ainda mais em cidades com foco em universidades. Então, se você vai fazer graduação ou mestrado em terras alemãs, é bem provável que consiga se virar no dia a dia, desde que tenha um bom inglês.
Agora, se sua estadia for em uma cidade pequena, especialmente na ex-Alemanha Oriental, vai encontrar menos gente que consegue se comunicar na língua inglesa.
Como essa parte do país foi, por muitas décadas, território soviético, as pessoas não aprenderam inglês, mas alemão e russo. No entanto, essa realidade vem mudando bastante, porque as novas gerações estudam inglês e, até, outras línguas.
Se for em uma universidade privada, com certeza.
Para fazer intercâmbio e estudar em uma faculdade pública alemã, em 98% dos cursos oferecidos, exige-se fluência em alemão comprovada por um teste de proficiência do idioma. Porém, muitas universidades, especialmente as privadas, têm estrutura global.
Isso inclui cursos inteiros ministrados em inglês, desde a comunicação com os professores até o idioma utilizado nos materiais de estudos. E tudo ainda dentro dos padrões de ensino e infraestrutura da Alemanha.
Depende da área e do cargo que você for assumir.
Para você se candidatar a vagas de trabalho que exigem lidar diretamente com o público local, principalmente na área da saúde, será preciso ter alemão fluente. Já em áreas mais globalizadas, como TI e design, é possível encontrar várias empresas onde atuar apenas com o inglês. Agora, em empregos de meio-período, como restaurantes e lojas, depende do estabelecimento e da equipe.
Outro fator que pesa é a cidade. Nos principais centros urbanos, como Berlim e Frankfurt, você consegue trabalho em vários lugares falando apenas inglês. Em cidades pequenas, como mencionamos, a língua alemã é mais exigida.
Sim. Especialmente se você pretende continuar no país após se formar.
Se você viver em qualquer lugar por vários anos, no mínimo, vai aprender algumas expressões úteis. Aquele “obrigado”, “com licença” e “bom dia”. E, claro, é sempre mais fácil viver em um lugar conhecendo a língua local.
Para conseguir um emprego na sua área após se formar e fazer da Alemanha a sua nova casa, aprender o idioma local é uma decisão sábia. Apesar de o inglês ser suficiente em muitas áreas profissionais, saber alemão o deixará ainda mais qualificado para conseguir bons empregos.
Felizmente, existem vários cursos para estrangeiros, muitos que você pode fazer junto à sua faculdade. O que não vai faltar é oportunidade de praticar.
Então, a resposta resumida é: sim, dá pra viver na Alemanha sem falar alemão, desde que você se planeje para isso. Mas esse não é o único ponto que você precisa levar em conta antes do seu intercâmbio para fazer seu bacharelado em terras alemãs.
Confira nosso artigo explicando o que você precisa saber para fazer sua graduação na Alemanha!