18 de agosto de 2022
Para quem já é formado e deseja progredir na área acadêmica, fazer um Mestrado na Alemanha pode ser uma excelente ideia. As faculdades do país abrem diversas vagas para estudantes de intercâmbio todos os anos. Basta contar com a ajuda certa para organizar a sua viagem e permanência no país.
Porém, para conseguir a vaga, você precisa ter um curso equivalente a uma graduação alemã. E isso gera uma dúvida: o curso de tecnólogo brasileiro dá acesso ao Mestrado na Alemanha?
Acompanhe o artigo até o final e tire suas dúvidas!
Aqui na Alemanha, existe um site para saber se sua titulação é suficiente para ingressar nas universidades públicas. Você pode conferir inserindo os dados dos seus diplomas de ensino superior no site Anabin, uma base de dados alemã que avalia a qualificação de diplomas estrangeiros. Lembrando que esse passo é focado no ensino público.
Os cursos de tecnólogo são uma opção para quem quer uma formação superior, mas busca uma alternativa à graduação convencional. Geralmente, são mais curtos e focados em uma área específica. Porém, esse diploma tem o peso de uma “meia-graduação” nas universidades públicas alemãs.
Então, a princípio, o diploma de tecnólogo não seria suficiente para conseguir o seu mestrado em uma universidade pública da Alemanha. Porém, dependendo do seu perfil, pode ser que você consiga, SIM, acesso às universidades particulares alemãs.
Mas, para conquistar sua vaga no Mestrado ou MBA em universidades privadas, continue sua leitura e veja os principais critérios.
Um dos motivos para o curso de tecnólogo não ser equivalente à faculdade na Alemanha é a sua duração. Na Europa, é usado o sistema de créditos, que é proporcional ao tempo de cada curso.
Se você se formou em um curso de tecnólogo com duração de 2 ou 3 anos, é possível conseguir uma vaga. No caso de ter feito um curso de tecnólogo de 2 anos e, posteriormente, uma pós-graduação, também é possível fazer um mestrado ou MBA na Alemanha, desde que a soma da carga horária acadêmica no ensino superior alcance 2.400 horas ou mais. As principais áreas disponíveis são Tecnologia, Marketing Digital, Logística e Supply Chain, Negócios, Artes e Design.
Conseguir a sua vaga de Mestrado na Alemanha com o curso de tecnólogo pode ser difícil em uma universidade pública. Porém, contamos com universidades particulares que aceitam o diploma de tecnólogo na inscrição em Mestrado ou MBA. Aqui na Germanics, fazemos a ponte com, pelo menos, 5 excelentes universidades privadas que oferecem esse caminho para sua formação.
Nesse cenário, auxiliamos diversos tecnólogos brasileiros a conquistarem sua vaga. Outra vantagem é poder permanecer no país para tentar trabalhar na sua área por 18 meses após o curso. Além disso, durante os estudos, o aluno pode trabalhar até 20 horas por semana e o seu cônjuge, até 40 horas.
A seguir, vou listar para você os principais cursos oferecidos para Mestrado ou MBA. Eles são oferecidos em Berlim, Hamburgo, Munique, Potsdam, Frankfurt/Main, Iserlohn, Dortmund e Stuttgart. Alguns também podem ser cursados a distância ou de forma híbrida.
A melhor parte é que, mesmo que não seja fluente em alemão, você pode estudar na Alemanha e fazer seu curso em inglês, em instituições de ensino reconhecidas no mundo inteiro!
Então, se você é tecnólogo brasileiro e quer saber em qual Universidade particular vai começar seu Mestrado ou MBA, só falar com a gente! Entre em contato com a Germanics agora mesmo clicando aqui. Veja como podemos auxiliar nessa jornada!