5 de julho de 2022
A Alemanha tem sido cada vez mais procurada como destino de intercâmbio acadêmico. E as razões são várias: a alta qualidade do ensino superior, a abertura para receber estudantes estrangeiros e o custo de vida menor que em outros países de língua inglesa.
Aqui na Germanics, chegam muitas perguntas sobre os principais passos para estudar na Alemanha. Se você não sabe por onde começar a planejar o seu projeto de intercâmbio, confira as dicas abaixo.
Uma das principais questões é saber como alinhar os seus interesses de carreira com o curso e a universidade a serem escolhidas para o intercâmbio.
Escolher um curso e uma universidade que estejam dentro das suas expectativas pode acelerar os seus resultados profissionais.
Universidades públicas e privadas alemãs têm requisitos diferentes. Por isso, fique atento ao escolher a instituição. Enquanto as universidades públicas têm como principal requisito a fluência em alemão, as universidades privadas acolhem estudantes que falam inglês — e contam com centenas de cursos nesse idioma.
A famosa conta bloqueada é somente um dos jeitos de comprovar renda. Analise outras possibilidades e veja qual é a mais interessante para o seu caso.
Os custos com saúde, alimentação, transporte e lazer também devem ser avaliados. A Alemanha está entre os países com menor custo de vida para o estudante intercambista.
Se você fizer a comparação com países como os Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra, que também são destinos procurados pela facilidade do idioma inglês, verá que a Alemanha é o país mais barato em relação ao custo de vida.
Não se preocupe com uma moradia de longa permanência no início do intercâmbio. Opte por uma estadia temporária antes de decidir um local permanente para ficar ao longo do curso.
Essa é uma das principais dicas para quem quer fazer melhores escolhas de estadia. Muitas vezes, o estudante perde tempo e dinheiro ao escolher logo de cara um apartamento ou quarto para morar, fazendo um contrato de longa duração.
Ao optar por um contrato menor, de três meses, por exemplo, é possível então entender se o local escolhido é o mais adequado ou se há outras opções melhores para morar de forma permanente.
Pesquise sobre os costumes do país, converse com estudantes brasileiros que estão lá e busque saber sobre a cidade onde você vai morar.
Há muitos detalhes relacionados à cultura e ao comportamento da população alemã que devem ser conhecidos pelo estudante intercambista. Participar de grupos e comunidades sobre o tema ajudam a se familiarizar e a entender melhor como é estudar e morar na Alemanha.
Um dos principais erros é minimizar a importância de orientação especializada para fazer o intercâmbio na Alemanha. Para ter acesso às instituições de ensino superior e uma experiência mais tranquila e segura, conte com uma agência de intercâmbio focada em seu destino.
A Germanics é parceira de 12 universidades privadas alemãs. Com a nossa consultoria, você poderá fazer as melhores escolhas para o seu intercâmbio acadêmico.
Tem alguma dúvida? Basta clicar no ícone do WhatsApp ou enviar sua mensagem aqui no site!