19 de maio de 2021
Contamos aqui alguns dos motivos para estudar em uma universidade alemã. Agora você deve estar se perguntando: e como será viver na Alemanha? Mesmo que você já tenha visitado o país, a experiência de ser estudante na Alemanha não vai ser a mesma de um turista. E também vai depender da região, ou mesmo da cidade em que você irá morar. Grandes, pequenas ou médias, elas têm suas particularidades e também muitos pontos em comum.
Calma. Primeiro, vamos entender o país em que você vai estudar. A Alemanha é uma República Federal, formada por 16 estados: Baden-Württemberg, Baixa Saxônia, Baviera, Brandemburgo, Berlim, Bremen, Hamburgo, Hessen, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Schleswig-Holstein e Turíngia. São muitos sotaques, dialetos, sabores e tradições diferentes, apesar de todos hoje pertencerem ao mesmo país.
Essa diversidade se reflete no custo de vida e na “personalidade” de cada cidade. Munique, na Baviera, é elegante e abastada, enquanto a dinâmica Berlim, apesar das contínuas transformações, ainda é símbolo de contracultura. Hamburgo e as outras cidades do norte oferecem a proximidade da costa, um estilo de vida tranquilo e cosmopolita. E assim por diante – existe algo na Alemanha para cada gosto: amantes de natureza e esportes, arquitetura e história, cidades grandes, médias e pequenas.
Se você está em dúvida porque o curso que você deseja seguir está disponível em mais de uma cidade e em instituições de nível semelhante, pense no que é importante para você em termos de qualidade de vida. Por exemplo, se você gosta de lugares agitados e com muitas opções de atividades que você possa realizar entre as horas de estudo, uma cidade grande como Berlim pode ser uma boa pedida. Por outro lado, se você quer aprender a falar alemão bem, talvez seja melhor escolher uma cidade menor, onde há menos chance de se refugiar no inglês.
Mas seja qual for a cidade que você escolher para viver na Alemanha, pode ter a certeza de que vai encontrar alguma combinação de novo e tradicional. regional e global, em diferentes níveis. Pequenos comércios locais ainda convivem lado a lado com lojas de redes internacionais, carros e autoestradas dividem o espaço com bicicletas e transportes públicos.
É claro que a vida nas cidades vai além do provável centro histórico e das atrações turísticas. E você vai se ver às voltas com preocupações novas, como saber em que contêiner vai o lixo reciclável, ou pior – o QUE vai no lixo reciclável? Por que aquela garrafa de cerveja custou alguns centavos a mais do que o preço marcado na prateleira? Tantas questões.
Mas você também vai ter a oportunidade de explorar seus arredores e eleger seus cantos favoritos, conhecer outros estudantes internacionais, aprender costumes diferentes e desfrutar da sazonalidade de um país que tem quatro estações bem definidas: aspargos na primavera, dias longos no verão, um mar de folhas coloridas no outono e o frio (com Glühwein, o vinho quente local) no inverno. E, quando você menos notar, você vai estar navegando com confiança por sua cidade, o idioma não vai mais soar tão intransponível, e, acredite ou não – você vai ter um tipo de pão preferido. Willkommen in Deutschland!