27 de setembro de 2022
Primeiramente, um dos desafios para quem quer estudar na Alemanha é a separação da família. Isso ocorre tanto com jovens que saem da casa dos pais em busca da independência quanto com adultos casados e com filhos que desejam uma formação melhor. Felizmente, existe uma solução nesses casos: o Visto de Reunião Familiar.
Em outras palavras, você pode vir fazer uma graduação ou pós-graduação na Alemanha trazendo sua família. Acompanhe e entenda como isso funciona!
O Visto de Reunião Familiar proporciona que a família de um residente possa morar na Alemanha.
Digamos, por exemplo, que queira trazer o seu marido ou esposa e dois filhos para estar ao seu lado durante o período de estudo. Você virá normalmente para a Alemanha e, após estar por aqui, vai tirar o seu visto de estudante.
Além disso, a sua família poderá entrar na mesma data que você, usando o visto de turista, dando entrada no Visto de Reunião Familiar já em terras alemãs.
O importante é a questão da comprovação de renda para todos, tanto adultos quanto crianças. Estamos falando da chamada Sperrkonto, a famosa “conta bloqueada”, atestando que você conseguirá se sustentar na Alemanha durante um ano.
Trata-se de um procedimento obrigatório para aplicar ao visto de estudante e solicitar autorização de residência. No caso do Visto de Reunião Familiar, isso vai se estender aos familiares. Isto significa que teremos os seguintes requisitos financeiros:
Vamos a outro passo importante para conseguir o Visto de Reunião Familiar. Os principais documentos exigidos são:
As exigências do Visto de Reunião Familiar mudam conforme cada caso. Então, sempre confira junto aos órgãos oficiais antes de dar entrada.
E aí, você já mora na Alemanha e quer trazer sua família? Ou, ainda, está na fase de planejamento para vir, mas quer saber mais sobre como fazer? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!