Quem escolhe estudar na Alemanha precisa saber, antes de tudo, quais são os tipos de instituições de ensino superior que o país oferece. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, na Alemanha o sistema universitário é bastante diversificado, com diferentes nomenclaturas de acordo com determinadas estruturas e tarefas.
Basicamente, há três tipos de instituições de ensino superior na Alemanha: Universitäten, Fachhochschulen e Kunst und Musikhochschulen.
- Universität (Uni) – É a universidade mais voltada para a pesquisa, com um foco mais acadêmico, teórico e científico. Algumas destas universidades têm opções de áreas de especialização como as faculdades técnicas ou as faculdades de Medicina (Medizinische Hochschulen) ou Pedagogia (Pädagogische Hochschulen). Nas universidades os cursos de graduação são ministrados em alemão, mas milhares de mestrados e doutorados são oferecidos em inglês.
- Fachhochschule (FH)– Escola superior de ciências aplicadas. Possui menos cursos do que as universidades, e seu principal diferencial é o foco na prática. Os cursos da Fachhochschule buscam atender as exigências técnicas do mercado de trabalho e incluem estágios em empresas ou departamentos específicos. Os cursos de graduação e mestrado são oferecidos em inglês ou alemão.
- Kunst und Musikhochschule – Escola superior de arte, cinema e música. É orientada para as artes, como design, cinema, música ou moda. As aulas abrangem tanto a teoria quanto a prática. Além disso, as escolas superiores de arte levam em conta o portfolio e a experiência prévia na hora de selecionar novos alunos. Nesse tipo de instituição também é comum encontrar programas de graduação e mestrado em inglês ou alemão.
Quer saber qual destas instituições é a mais indicada para você? Entre em contato com a Germanics e saiba mais sobre o que cada escola superior pode oferecer a você na Alemanha.