3 de novembro de 2021
Hoje vamos tratar de uma das principais dúvidas de quem pretende fazer uma graduação na Alemanha: é necessário fazer antes o Studienkolleg ou sua versão em inglês, o Foundation Year?
Para entrar em uma universidade pública na Alemanha, é preciso que o estudante tenha o certificado do Abitur, o exame que conclui o ensino secundário no país e permite o ingresso nas instituições públicas alemãs de ensino superior. Porém, o certificado de conclusão do Ensino Médio brasileiro não é suficiente para obtê-lo. Assim, se você concluiu o Ensino Médio no Brasil e pretende fazer uma graduação em uma universidade pública na Alemanha – ministrada em alemão ou inglês -, você terá de cursar o ano preparatório para universitários estrangeiros, o Studienkolleg.
É bom lembrar que a grande maioria das universidades na Alemanha são públicas e, 97% dos bacharelados são oferecidos no idioma alemão. Assim, se o aluno quer fazer uma graduação em inglês, ele provavelmente terá que procurar uma universidade privada.
O Studienkolleg alemão equivale ao chamado Foundation Year das universidades em inglês. Ele nivela os conhecimentos para que os alunos consigam acompanhar e aproveitar ao máximo uma graduação em alemão na universidade pública. Isso acontece porque o ensino médio brasileiro dura 12 anos, enquanto na Alemanha ele dura 13. O curso dura normalmente um ano e termina com um exame de qualificação chamado Feststellungsprüfung. Se for aprovado nesse exame, o aluno brasileiro receberá o certificado da Abitur e terá permissão para ingressar no sistema universitário público da Alemanha.
Existem dois tipos de Studienkolleg: um para universidades e outro para universidades de ciências aplicadas, e podem ser públicos ou privados. Os públicos são praticamente gratuitos e oferecem tópicos mais gerais dos cursos. Os privados cobram mensalidades e são mais indicados para quem busca determinadas graduações.
Para graduações em cursos em inglês nas universidades privadas o aluno NÃO PRECISA fazer o Studienkolleg.
A Germanics tem parceria com universidades privadas que oferecem o Studienkolleg em alemão e o Foundation Year em inglês. Mas, também temos várias universidades parceiras que oferecem graduações em inglês e que aceitam o ENEM como pré-requisito para cursar uma graduação.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como entrar nas universidades alemãs, mande uma mensagem e vamos conversar!