Moradia para estudante na Alemanha: saiba o que é WG

Você está com planos de fazer um intercâmbio na Alemanha? É verdade que está mais fácil do que nunca vir estudar aqui, principalmente para quem quer fazer uma graduação ou mestrado. Nesse contexto, é preciso pensar em todos os detalhes, a começar pela moradia para estudante na Alemanha. Por exemplo, você já sabe o que é WG? Essa é uma boa alternativa para os estudantes internacionais.

Mas calma, não é nenhum modelo de habitação estranho. Na verdade, você já deve entender bem esse lugar, mas com outro nome. Acompanhe o artigo até o final que eu vou explicar o que é e como aproveitar melhor sua estadia para estudar na Alemanha.

O que é WG – a moradia para estudante na Alemanha?

WG é abreviação de Wohngemeinschaft. É o nome das repúblicas na Alemanha, apartamentos ou casas com vários quartos onde todos dividem o espaço. São bastante comuns entre estudantes universitários, internacionais ou não.

Em geral, cada inquilino tem seu próprio quarto. As áreas comuns como banheiro, cozinha e sala (se houver) são compartilhadas.

O maior ponto a favor é que, como o espaço é dividido, o preço de uma vaga em uma WG é bem menor do que alugar um apartamento.

Como conseguir vaga em uma WG?

Assim como qualquer moradia na Alemanha, pode ser difícil encontrar a sua WG assim que chegar. Ao mesmo tempo, existem vários golpes e fraudes direcionados a estudantes estrangeiros, então é bom ter cuidado redobrado.

Se você tem alguém que mora na Alemanha e é de confiança, como um parente ou amigo, então pode pedir para adiantar o processo. Se não, o melhor lugar para procurar é nos quadros de anúncios da faculdade, nas bibliotecas locais ou, mesmo, na internet. Só não deixe de visitar o lugar antes de se comprometer.

O que fazer ao morar em uma WG – moradia para estudante na Alemanha?

Para quem não sabe o que é WG, pode até parecer moleza. Uma casa cheia de pessoas da sua idade, todas estudando assuntos diferentes e contribuído para enriquecer sua experiência no intercâmbio na Alemanha. Mas, na prática, isso pode causar algumas dores de cabeça. Não é fácil conviver com estranhos, muito menos em uma cultura diferente.

Confira, a seguir, algumas dicas básicas para aproveitar mais a estadia em uma WG, moradia oara estudante na Alemanha.

Respeite o espaço

Cada morador na WG tem seu espaço, pelo menos, uma cama e um armário. E é muito importante que você respeite as “fronteiras”, assim como todos devem respeitar o que é seu. Nada de ser o colega de quarto que pega coisas emprestado sem avisar!

Mantenha a limpeza

Boa limpeza é fundamental para boa convivência. Você pode até achar que não tem problema esperar mais um dia para limpar vestígios de comida no quarto, mas é certo que a sujeira vai incomodar bastante seus colegas.

Uma casa ecologicamente correta

Muitas casas na Alemanha são feitas para serem ecologicamente corretas, poupando energia e água no dia a dia. A população também é educada assim. Então, é melhor começar a seguir essa premissa enquanto está em uma WG.

Aprenda as diferenças de costumes

Muitas situações que parecem normais no Brasil podem ser um incômodo e tanto na Alemanha. Mas isso não é novidade. É sempre de bom-tom aprender os costumes locais e tentar segui-los para não criar conflitos.

Comunicação é a chave

No fim das contas, você e todos os moradores na WG são apenas pessoas tentando dividir um espaço. Se algo incomodar ou se tiver uma dúvida, fale. E se alguém se incomodar com você, escute. Bons colegas de quarto estão dispostos a fazer concessões quando necessário.

E, com isso, você já sabe o que é WG e como se enturmar melhor em uma. Essas são só algumas recomendações bem básicas. Convivência é algo que só se aprende na prática e mantendo a mente aberta. Já que está no intercâmbio, qual motivo teria para não se misturar, não é?

Mas, falando em se misturar, e a questão da língua? Confira aqui o nosso artigo falando sobre como é viver na Alemanha sem falar alemão.

Outras notícias

Veja mais
17 de dezembro de 2024 Como estudar e viver em Berlim guia passo a passo
10 de dezembro de 2024 Contrato de trabalho de curto prazo na Alemanha: o que brasileiros precisam saber
19 de novembro de 2024 Principais cursos de Marketing na Alemanha
5 de novembro de 2024 O impacto da economia alemã na escolha da carreira
29 de outubro de 2024 Mitos e verdades sobre estudar na Alemanha
22 de outubro de 2024 Intercâmbio e desenvolvimento de soft skills
15 de outubro de 2024 Diferenças entre Graduação na Alemanha e no Brasil
8 de outubro de 2024 Perspectivas de emprego após Graduação ou Mestrado na Alemanha
1 de outubro de 2024 Intercâmbio Virtual: como funciona, vantagens e desvantagens
24 de setembro de 2024 Mestrado com bolsa na Alemanha: como conquistar e se destacar no mercado
17 de setembro de 2024 Acampamentos de Inverno na Suíça: uma experiência inesquecível
10 de setembro de 2024 Como estudar de graça na Espanha: guia completo para brasileiros
3 de setembro de 2024 Reajuste no valor de comprovação de renda: saiba como estudar na Alemanha
27 de agosto de 2024 Faculdade para brasileiros na Alemanha: tipos e benefícios
20 de agosto de 2024 Intercâmbio em Malta: por onde começar
13 de agosto de 2024 Studienkolleg: o que é, quem pode cursar e seus tipos
6 de agosto de 2024 Intercâmbio de férias na Alemanha: quais os seus benefícios
30 de julho de 2024 Enfermagem na Alemanha: como cursar
23 de julho de 2024 Onde estudar tecnologia na Alemanha
16 de julho de 2024 Estudar e trabalhar na Alemanha: guia passo a passo
9 de julho de 2024 Vantagens de fazer curso intensivo de alemão na Alemanha
2 de julho de 2024 Faculdade na Alemanha: como fazer e quanto custa
25 de junho de 2024 Blue Card da UE: o que é e como conseguir?
18 de junho de 2024 Intercâmbio na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.