6 de fevereiro de 2024
O governo canadense acaba de anunciar novas regras que complicaram o visto de estudante no Canadá. De acordo com informações oficiais, a medida visa reduzir a demanda de estudantes estrangeiros no país.
Em outras palavras, a partir de setembro de 2024, as normas reduzem 35% da concessão de vistos emitidos por ano. Vistos para alunos de cursos de longa extensão (a partir de seis meses de duração), sendo eles: cursos de idiomas ou de nível superior, como colleges, graduação e pós-graduação.
Ademais, a validade inicial do documento será de dois anos, com exceção para quem finaliza mestrado ou doutorado. Para estes, o prazo de permanência depois de encerrar os estudos aumentou para três anos.
Juntamente com essas normas, outra mudança se refere à autorização de trabalho para dependentes. Com as novas medidas, o visto de trabalho aberto se torna disponível apenas para cônjuges de estudantes matriculados em programas de mestrado, doutorado e programas profissionais como medicina e direito.
Além disso, em todas as solicitações de visto de estudante, já está sendo exigida da província onde a instituição de ensino está localizada uma “attestation letter”. As províncias têm até o dia 31 de março de 2024 para estabelecer o processo para emissão desta carta para os estudantes.
De antemão, de acordo com o ministro de imigração canadense, o crescimento expressivo da população por conta do aumento de estudantes estrangeiros nos últimos anos tem afetado o país.
Nesse meio tempo, esse aumento populacional por conta da imigração gerou uma pressão sobre os serviços de saúde e de educação, além de aumentar os custos com habitação.
Por fim, o governo também sinaliza um abuso por parte das instituições educacionais. Elas possuem parcerias público-privadas e passaram a cobrar desses alunos valores elevados para prestar serviços de qualidade questionável.
A princípio a Alemanha é a melhor alternativa de destino para estudantes brasileiros que buscam qualidade de vida, excelência acadêmica e custo de vida relativamente mais baixo, assim como no Canadá.
E, a partir deste ano, o país germânico está facilitando as políticas de imigração para estudantes internacionais, tornando o processo de visto e autorização de trabalho mais acessível. Isso é uma ótima notícia para quem deseja estudar e trabalhar na Alemanha por um longo tempo.
O país do segundo salário mínimo mais alto da Europa oferece a possibilidade de ganhar bem enquanto estuda e trabalha. Isso não apenas ajuda a cobrir seus custos de vida, mas também permite economizar e investir em sua educação.
As instituições de ensino superior na Alemanha estabelecem parcerias sólidas com renomadas empresas multinacionais. Elas abrem portas para estágios e oportunidades de emprego imediatas durante e após a conclusão da graduação. Essa integração estreita facilita a transição para o mercado de trabalho, proporcionando amplas perspectivas de carreira.
A escassez acentuada de profissionais especializados na Alemanha abre portas para estrangeiros qualificados.
Aqueles que possuem formação em áreas como Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Finanças têm maiores chances de encontrar emprego.
Independentemente do destino que você escolher na Europa, a Germanics é a parceira ideal para desburocratizar esse processo. Com nossa orientação especializada, podemos ajudá-lo a escolher o curso certo, auxiliar na papelada e até mesmo ajudá-lo a obter bolsas de estudo em universidades privadas parceiras.
Em suma, a Alemanha, com seu mercado de trabalho em crescimento e alta qualidade de vida, é uma escolha excepcional, e a Germanics está aqui para tornar essa jornada possível. Caso prefira outros destinos europeus, também estamos prontos para guiá-lo em direção a novas oportunidades e experiências.
Enfim, não perca a chance de aprimorar seus estudos e construir uma carreira de sucesso. Entre em contato conosco e comece a trilhar o caminho para uma educação de qualidade e uma carreira promissora na Europa.