19 de outubro de 2021
Se você quer estudar na Alemanha e não possui cidadania europeia, prepare-se: para conseguir o visto de estudante, você vai ter de comprovar que possui recursos financeiros (Finanzierungsnachweis) para se sustentar no país.
Esses recursos precisam cobrir seu custo de vida como estudante na Alemanha durante um ano inteiro. Em 2021, é preciso comprovar o valor mínimo de € 10.332 para um período de 12 meses.
Existem diferentes alternativas de comprovação de renda, mas uma das mais comuns é a Sperrkonto, ou Conta Bloqueada, uma conta especial voltada especialmente para estudantes estrangeiros na Alemanha.
A Conta Bloqueada deve ser aberta em um banco alemão autorizado pelo governo – como Deutsche Bank, Sparkasse, Fintiba, Expatrio e Coracle – no valor mínimo mencionado acima, e ao longo de um ano os estudantes só podem retirar no máximo 861 € por mês, enquanto estiverem no país (daí o nome ‘bloqueada’).
As regras e a quantidade de documentos para abertura da conta podem variar um pouco de acordo com o banco, mas a documentação básica é:
Se não houver problema com algum documento, então sua Conta Bloqueada será aberta no prazo de uma semana. Porém, é recomendável providenciá-la com alguma antecedência. Durante o ano existem períodos de alta procura nos bancos e isso pode atrasar a abertura da conta e, consequentemente, a emissão do seu visto.
A escolha do banco na Alemanha fica a seu critério. No entanto, é importante ficar atento a alguns detalhes como taxas de abertura e manutenção. Também há a possibilidade de incluir o Seguro Saúde para estudantes no pacote de serviços.
Quer saber mais sobre a Conta Bloqueada e outras formas de comprovação de renda para pedir o visto de estudante na Alemanha? Então fale com a gente, siga-nos nas redes sociais e não perca nossas lives com mais dicas.