Morar em outro país é estar sujeito a uma avalanche de novas informações o tempo inteiro. O segredo para uma boa vida na Alemanha está na preparação: além da parte básica (vistos, moradia, dinheiro), é necessário levar em conta as diferenças culturais e estruturais. A gente ajuda você a não bater a cabeça nos primeiros meses, listando aqui algumas das situações que fazem parte da vida na Alemanha.
- Lüften: os alemães têm uma relação paradoxal com janelas e circulação de ar. Ao mesmo tempo que eles consideram vital abrir todas as janelas e arejar o ambiente diariamente, pelo menos uma vez ao dia (Inclusive no inverno), também acham que infiltrações de ar podem causar doenças.
- Pfand: a maioria das bebidas em garrafas de vidro ou plástico são retornáveis e têm um pequeno acréscimo no preço (0,08 EUR nas de vidro e 0,25 EUR nas de plástico), que você recebe de volta ao depositá-las vazias nas máquinas de retorno
- Sonntagsruhe: aos domingos, não é permitido fazer barulho (passível de multa), e o comércio não abre. Sim, nem os supermercados (a exceção são os que ficam dentro das estações de trem)
- Torrents: compartilhar conteúdo alheio é ilegal na Alemanha, e pode ter certeza de que isso é monitorado regularmente. Portanto, se você não quiser receber uma cartinha cobrando centenas de euros como multa, desinstale ou desative qualquer programa de torrent.
- Feriados: o Natal e a Páscoa na Alemanha contam com um dia a mais – o dia 26 de dezembro e a segunda-feira de Páscoa. E, naturalmente, os supermercados não abrem!
- Feuerwerk: fogos de artifício são proibidos o ano inteiro. com exceção do Ano Novo. Como consequência, a passagem do ano na Alemanha é um evento muito… ruidoso, por assim dizer
- Mülltrennung: a separação do lixo é algo MUITO importante na Alemanha! Vidro, papelão, embalagens, lixo normal e orgânico, cada um deve ser descartado no contêiner/saco de lixo apropriado. Já o que não se enquadra nessas categorias, como móveis, por exemplo, é considerado Sperrmüll, e tem um sistema de coleta diferente.
- Hausschuhe: na Alemanha, não se entra de sapatos em casa. Por isso, todo mundo tem um par de Hausschuhe, as famigeradas pantufas. E não se iluda, você vai ter um par.
- Abendbrot: alguns alemães não preparam comida quente para o jantar. No lugar, servem uma refeição leve e fria, com pão, frios, queijos e talvez uma sopa. O horário do jantar também é um pouco diferente, por volta das 18 ou 19 horas.
- Numeração: procurar um endereço pode ser um pouco difícil em alguns lugares na Alemanha. Primeiro, os apartamentos não têm número – são identificados pelo sobrenome do morador (ou seja, você precisa ter seu nome na caixa de correio para receber correspondência). Segundo, em algumas partes, a numeração das ruas não segue o padrão de números pares de um lado, ímpares do outro, e sim um formato de ferradura: em ordem crescente até um certo ponto, e continua na volta pelo lado oposto da rua. Assim, o número 21 da rua pode estar em frente ao numero 3, por exemplo.
Essas são só algumas das diferenças mais visíveis, e você certamente vai descobrir outras! Estudar na Alemanha pode ser mais simples do que você imagina, fale com a gente para saber mais!