13 de dezembro de 2022
Com o fim do ano chegando, tem uma data que sempre aparece em todo calendário: o Natal. É uma época de se reunir com a família e amigos, trocar presentes e compartilhar uma grande ceia. Claro que isso não vai ser diferente porque você está em seu intercâmbio e vai viver o Natal na Alemanha!
Apesar da saudade da família, se você for passar as Festas por aqui, poderá ver que o povo alemão ama o Natal tanto quanto o brasileiro. Na verdade, é até uma oportunidade para conhecer algumas das tradições da Alemanha, tanto as que são iguais às do Brasil quanto aquelas que são bem diferentes.
Acompanhe e confira algumas das tradições alemãs para o Natal.
Se você entrar em qualquer casa de família tipicamente alemã em dezembro, é quase certo que vá encontrar esses dois enfeites. O adventskalender é como um “calendário de pré-Natal”. São 24 bolsos com presentinhos e você abre um a cada dia, começando 1º de dezembro. Tem de tudo, desde chocolate até vinhos.
O adventskranz é uma guirlanda com quatro velas, cada uma para ser acesa em um domingo antes do Natal. Não é só o dia que é comemorado, mas toda a espera até ele chegar.
A ceia de Natal nunca pode faltar, não importa de qual país você venha. Mas cada lugar tem sua própria forma de comemorar, seja com pratos típicos, seja com alguma mudança em uma receita comum.
O Natal na Alemanha não tem um prato principal comum no país inteiro, como o peru no Brasil. Cada família tem o seu próprio jeito de montar a ceia. Se você for em várias casas, provavelmente vai encontrar variedade nas mesas.
O mais próximo que há de um “prato unificador” na Alemanha são os plätzchen. Esses são biscoitos típicos do Natal que vêm recheados de chocolate, geleia ou baunilha. Quase todos no país comem essa iguaria na época natalina.
O dia 25 de dezembro é um feriado no Brasil também, mas os alemães gostam tanto do Natal que têm um dia a mais dele no calendário. O dia 25 é o “primeiro dia de Natal”, enquanto o dia 26 é o “segundo dia de Natal”. Os dois são feriados e as famílias continuam comemorando por mais um tempo.
Considerando que costuma sobrar bastante comida depois da ceia, é uma boa forma de terminar de aproveitar.
As crianças também podem receber a visita do Papai Noel na noite de Natal na Alemanha, mas os presentes começam bem antes disso. No dia 6, é comum ter a visita de São Nicolau, que deixa doces e pequenos presentes nos sapatos das crianças.
Mas, como acontece em muitas tradições na Europa, também há uma versão mais sombria dessa história. As crianças comportadas recebem o São Nicolau, mas as malcriadas recebem a visita do Krampus, um ser demoníaco que traz carvão e galhos secos. Alguns ainda dizem que ele sequestrava os malcomportados.
Não é algo tão comum hoje, mas nunca se sabe quem vai contar essas histórias para manter as crianças na linha.
É difícil expressar como é o Natal alemão sem vivenciá-lo. Mas, durante seu curso de graduação ou mestrado na Alemanha, terá todo o tempo que precisa para se familiarizar com essas tradições.
Gostou deste artigo? Acompanhando a Germanics nas redes sociais para ler mais conteúdos como esse. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.