Universidade privada na Alemanha: o passaporte para uma carreira internacional

Você já decidiu que quer fazer uma graduação ou pós em uma universidade privada na Alemanha? Então o próximo passo é se perguntar qual é seu objetivo após concluir o curso.

Pois bem: saiba que escolher entre uma universidade alemã pública ou privada não é uma questão apenas financeira, mas principalmente profissional.

As universidades públicas são voltadas para aqueles que preferem o ensino científico, acadêmico e mais teórico, com foco na pesquisa. Elas oferecem cursos de mestrado e doutorado em inglês, mas as graduações são todas no idioma alemão. Já as universidades privadas se diferenciam pelo foco na prática e cursos de graduação, mestrado e doutorado em inglês. Por isso, para quem pretende construir uma carreira no exterior, a universidade privada pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

A Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo em termos de empregabilidade de alunos recém-formados. E quem estuda em uma universidade privada tem chances ainda maiores. Além de ter aulas voltadas para as exigências concretas do mundo do trabalho, o aluno pode conseguir uma colocação no mercado profissional ainda durante o curso.

E mais uma vantagem: estudar em uma universidade privada alemã é mais barato do que estudar em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá ou Reino Unido.

Orientação para o mercado de trabalho

As universidades privadas possuem uma estrutura voltada à orientação profissional e suporte à carreira de seus alunos. São centros de apoio que incluem mecanismos como: simuladores de entrevistas de emprego, ferramentas para construção do currículo e sistemas de busca de vagas de emprego locais e internacionais. Elas também oferecem palestras com empresários e potenciais empregadores e incentivo ao networking entre ex-alunos.

Muitas das universidades privadas alemãs também têm convênios com empresas e instituições de renome que oferecem vagas de estágios. Durante o curso, um estudante que não tenha passaporte europeu tem o direito de trabalhar 120 dias completos ou 240 dias em meio período durante o ano. Após a formatura, os alunos podem se inscrever para um visto de procura de emprego na Alemanha por até 18 meses.

Como você pode ver, a escolha por uma universidade privada na Alemanha é muito mais do que um investimento em ensino de qualidade. Não esqueça: todos os cursos de graduação e mestrados das universidades privadas parceiras da Germanics são em inglês. E eles podem ser a grande diferença nos seus objetivos profissionais! Fale conosco e saiba tudo o que esse caminho pode lhe oferecer.

Outras notícias

Veja mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.