6 de dezembro de 2022
Primeiramente, uma coisa que nem todo mundo lembra antes de fazer um intercâmbio na Alemanha é como o clima é diferente. O Brasil é um país tropical, onde, em muitas regiões, é verão o ano inteiro. O frio na Europa, durante o inverno, é incomparável. Pode até ser um sonho ver a neve caindo do céu, mas lidar com o frio exige adaptação.
Entretanto, se você aprender sobre o inverno na Alemanha e tiver disposição, logo vai estar tudo em ordem.
Acompanhe e veja o que fazer para lidar com os efeitos do frio no seu intercâmbio durante o inverno.
Primordialmente, o inverno alemão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mas você vai notar os sinais do frio aumentando ao longo de novembro. A temperatura varia de 5 °C até -20 °C, dependendo de onde você está no país. Além disso, quando começa a ventar, não tem quem aguente!
A princípio, se você pretende estudar ou trabalhar na Alemanha e tem muito problema com o frio extremo, talvez seja o tempo de esperar um pouco para embarcar, aguardando, pelo menos, até o meio de fevereiro, quando o frio começa a passar. Para completar, espere pegar chuva mesmo no inverno. Não é só neve que cai do céu nessa época.
Saber como encarar o inverno é bem importante quando decide estudar na Alemanha. Tudo vai depender do seu preparo. Confira aqui umas dicas para não passar mal com o frio.
Não, aquele casaco de “inverno” que você comprou no Brasil não vai dar conta. É melhor deixar para comprar as roupas de frio após chegar à Alemanha, já que as fabricantes aqui vendem exatamente o que o povo precisa para essa época.
Também não é só colocar um casaco que resolve tudo. Especialmente para os brasileiros, é bom adicionar um gorro, luvas e botas de inverno à lista de compras, para se proteger da chuva e não perder calor pelas extremidades.
A melhor forma de reter o calor do corpo é usar várias camadas de roupa. Comece com uma camiseta de algodão ou de material térmico, depois um suéter de lã e um bom casaco de inverno por cima. Até mais, se você sentir que precisa.
Quando o assunto é dirigir, o inverno deixa tudo bem mais difícil. Além do gelo, tem a neve e, raramente, a chuva, que podem aumentar o risco de acidentes. Mesmo que a prefeitura limpe a estrada todos os dias, é impossível remover tudo.
Para quem pretende dirigir durante o seu intercâmbio, indo de casa para a universidade, por exemplo, é melhor tomar cuidado com os dias de nevasca mais intensa e com a chuva.
Se você seguir estes conselhos, seu inverno na Alemanha será bem mais divertido. Daí é só decidir o que fazer nesse período em que vai cursar sua graduação ou mestrado para aproveitar o clima mais frio.
Claro que o inverno não é a única coisa à qual você tem que se adaptar no seu intercâmbio. Confira aqui nosso artigo falando sobre os choques culturais entre Brasil e Alemanha.