4 de agosto de 2022
Para quem vai concluir o ensino médio, ou acabou de terminar, o curso superior é o próximo passo na educação. Mas, além de adquirir conhecimento técnico, é importante cultivar vivências, aprender sobre o mundo e cultura de outros lugares. Nesse contexto, muitos escolhem estudar em uma universidade de outro país. Por isso, fazer uma graduação na Alemanha é sonho de muitos estudantes.
A graduação na Alemanha é uma das opções mais populares para quem busca intercâmbio e formação internacional, principalmente pela acessibilidade e valorização do ensino. Mas, quando falamos em mudar de país, mesmo que temporariamente, é normal ter algumas dúvidas. Mas estamos aqui para mostrar que, sim, você pode estudar na Alemanha. Basta ter a orientação certa.
Acompanhe e veja o que você mais precisa saber para conseguir a sua graduação na Alemanha.
Não necessariamente. Falar a língua do país é sempre mais fácil, mas o número de pessoas que falam inglês fluente na Alemanha é bem alto. Além disso, universidades particulares têm bacharelados e mestrados ministrados integralmente em inglês. Se você tem inglês fluente, já pode acompanhar todas as aulas nas instituições particulares. Agora, se você tem alemão fluente, pode também cursar uma graduação nas universidades públicas.
Claro que nada impede de começar a aprender alemão. Você pode fazer um curso, como os nossos preparatórios da Germanics.
A forma mais fácil de conseguir o intercâmbio para fazer graduação na Alemanha é ter um diploma IB, que é certificado para escolas internacionais, ou ter feito uma escola contando com o Abitur, que é o equivalente ao Enem na Alemanha.
Mas sim, qualquer pessoa pode fazer graduação na Alemanha com ensino médio completo. Só terá que cumprir alguns passos antes.
O diploma do ensino médio regular não é suficiente para aprovação nas universidades públicas da Alemanha. Antes, você precisa completar o Studienkolleg, um ano complementar de ensino médio que prepara para cursar as universidades alemãs. Mas para as universidades privadas, o seu ensino médio brasileiro é suficiente para entrar diretamente, sem qualquer curso adicional ou teste.
Essa escolha vai depender do curso que você busca e das suas limitações. Já mencionamos que, para entrar na universidade pública, você deve falar alemão e ter um diploma do ensino médio válido no país ou internacionalmente. Também, há a questão da língua. Se você só sabe inglês, a universidade particular talvez seja o melhor destino. Ou, ainda, você pode aprender alemão antes de iniciar o Studienkolleg.
Ainda que a universidade alemã pública seja gratuita para qualquer pessoa do mundo, estudar custa dinheiro, isso é fato. Quando falamos em um intercâmbio para cursar a faculdade, a Alemanha também é um dos destinos mais em conta entre os países com uso da língua inglesa como segundo idioma.
Primeiro, o custo de vida nas grandes cidades alemãs é bem baixo para um estudante. Segundo, temos a graduação pública e gratuita. E terceiro, o custo das universidades privadas alemãs também é menor em comparação com outros países, como o Canadá, Estados Unidos, Austrália e Irlanda.
Então, se você vai concluir ou já terminou o ensino médio e quer fazer a sua graduação na Alemanha, basta se planejar. Seja aprendendo o idioma, seja ao escolher a melhor instituição para se matricular.
Nós, da Germanics, estamos aqui para apoiar você nessa jornada. Tire toda as suas dúvidas em nossa página Venha estudar na Alemanha!