17 de maio de 2022
No nosso blog você sempre pode acompanhar informações sobre as inúmeras vantagens de se estudar na Alemanha. Neste artigo, você vai conferir as vantagens de estudar na Alemanha tendo cidadania europeia.
O brasileiro portador de um passaporte europeu tem muitos benefícios que nem sempre são de conhecimento daqueles que optam pelas terras germânicas como destino para o seu projeto de continuidade educacional.
Como cidadão europeu, o brasileiro tem o pleno direito de viver, estudar e trabalhar em qualquer país da União Europeia. Listamos aqui os 27 países onde o cidadão europeu pode morar no Velho Continente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Nesses países, o cidadão europeu pode viver durante um certo período (normalmente três meses), até encontrar um emprego. Mas, cada país tem as suas próprias normas, por isso, fique atento às normas que se aplicam ao destino que você escolher. No caso da Alemanha, ao conseguir um emprego, o estudante com cidadania europeia recebe uma autorização de residência de cinco anos e também pode solicitar a cidadania alemã.
Outra grande vantagem para o estudante brasileiro com passaporte europeu na Alemanha é o fato de não ter que depositar o montante exigido para a conta bloqueada e poder trabalhar quantas horas quiser. Isso já é um grande alívio para os estudantes brasileiros em relação às condições atuais muito desvantajosas entre o Real e o Euro.
Para o estudante estrangeiro que vem para a Alemanha acompanhado da família, existem também benefícios adicionais, embora ele não tenha acesso ao amplo sistema de apoio social concedido automaticamente aos brasileiros de cidadania alemã. O primeiro deles é que o cônjuge não europeu casado com um brasileiro europeu terá que comprovar somente a metade da renda exigida pelo governo alemão. Fique atento, essas condições variam de cidade para cidade. Outra vantagem é que o estudante brasileiro europeu receberá o auxílio concedido pelo governo alemão para cada filho no valor de 219 € mensais, chamado de kindergeld.
Para morar na Alemanha, o estudante portador de um passaporte europeu também deve cumprir as exigências do governo, tais quais:
Você tem cidadania europeia e está pensando em estudar na Alemanha? Podemos lhe orientar em todo o processo para escolher a melhor universidade e aproveitar todos as vantagens que um cidadão europeu pode usufruir como estudante em um universidade alemã.
Entre com contato com a gente para mais informações sobre nossos serviços. Será um prazer lhe ajudar 😉
Foto de Gustavo Fring no Pexels